sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jovens incendeiam ônibus em Belo Horizonte


Um ônibus foi incendiado na madrugada desta sexta-feira (30) no bairro Santa Terezinha, em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o ônibus estava no ponto final, que fica na Rua Santa Teresinha, por volta das 4h30, quando três jovens, ainda não identificados, entraram no veículo, jogaram gasolina e atearam fogo.


O veículo era da linha 3503 (São Gabriel/Santa Terezinha). O coletivo ficou totalmente destruído. De acordo com o motorista, os suspeitos entregaram a ele um bilhete, mas como estava nervoso, deixou o papel cair e queimar.


As chamas derreteram um medidor de energia e a fiação de um poste, atingindo três casas e deixando vários moradores sem luz e telefone. Uma pessoa que ficou levemente intoxicada com a fumaça foi medicada e passa bem.


O motorista, o tocador e outros dois passageiros nada sofreram. O major Francisco José Pereira, comandante da 17ª Companhia do 34º Batalhão da PM, informou que não está confirmada a ligação desse crime com uma possível represália à prisão do suposto responsável pelo toque de recolher no Bairro Estrela Dalva, em Contagem, na Grande BH.


O material que temos ainda vai ser periciado, mas num primeiro momento, não vemos relação com os dois fatos, já que os perfis das duas comunidades são muito diferentes.


O delegado Islande Batista, da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio não descarta a ligação entre os crimes. Nenhum suspeito pelo incêndio criminoso foi preso até o início desta tarde

Marizete Carletto é a nova prefeita de Itamaraju; Frei Dílson fica inelegível


A empresária Marizete Carletto (PSL), segunda colocada nas eleições municipais de 2008, venceu a batalha jurídica no início da noite desta quinta-feira (29), quando por 5 votos a 1 ganhou o direito de assumir o comando do executivo de Itamaraju.


Para Dílson Santiago (PT), que supostamente renunciou ao mandato para candidatar-se a deputado estadual, e Pedro da Campineira (PHS), que assumiu o cargo mesmo sabendo do risco eminente da cassação, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi pior do que o previsto, já que o juiz José Wanderlei optou pela cassação.


Os juízes que já tinham votado não participariam novamente, e esperava-se apenas a decisão do juiz José Wanderlei, que havia pedido vista do processo. O juiz decidiu pelo afastamento imediato do prefeito Pedro da Campineira (PHS), punição que deveria ser imposta a Dílson Santiago (PT), que deixou o cargo antes da decisão.


Com esta decisão, o ex-prefeito Dílson Santiago (PT) não poderá ser candidato a deputado estadual (inelegível por 3 anos), a não ser que consiga um recurso posterior na própria Justiça Eleitoral. Dilson Santiago e Pedro da Campineira já haviam sido cassados pela juíza Jeine Guimarães e agora este mesmo entendimento foi seguido pelo TRE. Os dois perderam o mandato por irregularidades cometidas durante as eleições de 2008.


Marizette Carletto (PSL) espera a decisão chegar à Justiça de Itamaraju, responsável pela diplomação, para poder tomar posse em sessão solene na Câmara Municipal.


Fonte. Interior da Bahia

MP quer proibir uso de uniformes das torcidas no BA-VI de domingo


Como medida preventiva contra a ocorrência de violência envolvendo torcidas organizadas no BA-VI, o Ministério Público estadual propôs ontem à tarde, dia 29, uma ação cautelar inominada pedindo que seja proibido o uso de uniformes personalizados.


O jogo será realizado no próximo domingo, dia 2 de maio, e a ação visa impedir que torcedores do Esporte Clube Vitória e do Esporte Clube Bahia ingressem no Estádio Manoel Barradas (Barradão) usando uniformes personalizados das organizadas.


Assim, as torcidas não poderão trazer nas camisas expressões como “Torcida Bamor”, “Torcida Imbatíveis” ou “Tui”. Também serão proibidas de portar bandeiras, flâmulas ou qualquer outro material alusivo que os identifique, incluindo-se os homônimos.


A ação envolve aspectos cível e criminal, foi distribuída para a 28ª Vara Cível e será analisada pelo juiz Manoel Bahia. Ela foi proposta pela comissão criada pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva para atuar no combate à violência nos estádios.


Na ação, os promotores de Justiça também pedem que seja determinado que a Polícia Militar promova meios necessários para o cumprimento e efetividade da medida solicitada e que a Polícia Civil dê o apoio logístico.


Fonte. Interior da Bahia

Veracel diz que MST intensificou derrubada de eucaliptos em fazenda invadida


O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) intensificou ontem a derrubada de eucaliptos em uma fazenda da produtora de celulose Veracel, invadida por um grupo de 550 famílias desde a semana passada, em Eunápolis (BA). A área atingida chega a 20 dos 4.700 hectares da fazenda.


A reintegração de posse já foi expedida pela Justiça, mas o MST afirma que só deixará o local após negociações com a Veracel, Polícia Militar e representantes do governo baiano e do Poder Judiciário. É a terceira invasão da mesma fazenda em menos de um ano.


Em nota, a empresa afirmou que o movimento passou a derrubar árvores maiores para venda clandestina da madeira. O coordenador do MST na região, Edcarlos da Silva, diz que a informação é "mentira".


"A empresa quer desmoralizar a luta pela reforma agrária com informações falsas", disse. De acordo com ele, os cortes só atingem árvores menores, sem valor de venda, com o objetivo de plantar alimentos como feijão e milho.


Ainda segundo ele, as derrubadas foram intensificadas porque o número de famílias invasoras passou de 400 para 550, desde o início da ação.


A invasão faz parte da onda de protestos chamada "abril vermelho", realizada todos os anos para lembrar a morte de sem-terra em Eldorado do Carajás (PA), em 1996. Neste ano na Bahia, 17 fazendas foram invadidas.


Em Salvador, mais de 5.000 integrantes do MST estão acampados desde terça-feira (27) em frente à Secretaria da Agricultura da Bahia. Ontem à noite, eles participaram de negociações com representantes da pasta e devem deixar o local ainda nesta sexta-feira.


Representantes do grupo foram recebidos nesta manhã pelo governador da Bahia, Jaques


Wagner (PT), para formalizar os acordos firmados ontem.


Fonte. Tribuna da Bahia

Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro


O Ministério da Educação (MEC) vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscrições. Geralmente o Enem é realizado em outubro, mas, por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições, o calendário teve que ser alterado para novembro.


Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ofereceu 47,9 mil vagas.


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010 já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, devido ao Enem, deverá ser adiado.


Em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e 3,2 milhões fizeram as provas. A data para o início das inscrições de 2010 ainda não foi fechada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).


Em junho, o MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu. Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas a serem oferecidas por instituições públicas de ensino superior vão usar a nota do Enem de 2009.


As 51 instituições que participaram da primeira edição do sistema manifestaram interesse em permanecer no processo, mas ainda não é possível saber quantas vão participar da etapa de junho, já que nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.


Fonte. Tribuna da Bahia

JOVEM DE 21 ANOS MORRE VITIMA DE CHOQUE ELÉTRICO AO USAR "CHAPINHA"



Foi enterrada nesta quinta-feira, em Pernambuco, a estudante Thaís Delbone de Oliveira, 21 anos. A garota foi vítima de um choque elétrico provocado por uma prancha de alisar cabelo, a popular "chapinha". O acidente aconteceu na cidade de Petrolina, sertão do Estado, a 715 km do Recife.


De acordo com testemunhas, Thaís usou a chapinha enquanto se preparava para uma entrevista de emprego. Ela saiu do banho e ligou o aparelho descalça e com o cabelo molhado.
O corpo de Thaís foi encontrado com os dedos da mão esquerda queimados. A base do cabo elétrico da chapinha estava solta. Os pais da garota ainda tentaram socorrê-la levando-a para um policlínica da cidade, mas ela não resistiu.


Este é o segundo acidente do tipo em menos de um ano em Pernambuco. Em agosto do ano passado, Ingrid Regina da Paixão, 12 anos, recebeu uma descarga elétrica enquanto usava uma chapinha. O acidente aconteceu nas mesmas circunstâncias que o de Thaís: Ingrid havia terminado de tomar banho quando, molhada e descalça, recebeu a descarga elétrica do aparelho.


Fonte. Interior da Bahia

Reviravolta em Alagoas: Ex-presidente Collor anuncia candidatura ao governo

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) pretende ser candidato ao Governo de Alagoas. O anúncio foi feito durante um encontro na noite desta quarta-feira (28), em Brasília.

Estava presente cerca de dez prefeitos aliados do ex-presidente da República, além dos deputados federais Augusto Farias (PTB), Joaquim Beltrão (PMDB) e dos deputados estaduais Cícero Ferro (PMN) João Beltrão (PRTB).

De acordo com um dos prefeitos, a afirmação da candidatura ao governo foi feita por Collor após ele ter sido questionado sobre os rumos que os aliados deveriam tomar nas eleições de outubro: apoiar a reeleição do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) ou a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

A resposta veio acompanhada da definição do nome do deputado Joaquim Beltrão para ser o vice na chapa encabeçada por Collor. Ainda de acordo com o prefeito, a ideia do grupo é que Lessa seja candidato a deputado federal com o apoio do ex-presidente.

Novas reuniões estão marcadas para discutir a questão, inclusive com o próprio Lessa, com a cúpula do PDT nacional e até com integrantes do alto escalão do governo federal.

Segundo aliados, a decisão de Collor sair candidato ao governo foi baseada no resultado de pesquisas eleitorais que apontam a força do ex-presidente no eleitorado alagoano.

Fonte. Interior da Bahia

Judoca serrinhense, de 11 anos, conquista ouro e é o melhor do Brasil

O judoca serrinhense, Jader Rebelo, conquistou a medalha de ouro e Clara Peleteiro, de apenas 11 anos, garantiu a medalha de prata do Campeonato Brasileiro Regional de Judô, realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Uberlândia - MG.

A competição foi disputada por atletas dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas foi de Serrinha que saíram dois campeões: Jader é o melhor atleta do Brasil na categoria Senior e Clara a 2ª melhor atleta do Brasil na categoria Infanto Juvenil (Sub 13).

A atleta, Clara Peleteiro, teve o apoio da prefeitura de Serrinha. Isso mostra que se os governantes apoiarem os atletas, os resultados vêm. Judô, natação, futsal, karatê e todas as outras modalidades devem ter apoio, pois vamos sediar uma olimpíada e não podemos fazer feio.

Fonte. Interior da Bahia

NESTA SEXTA-FEIRA, IMPOSTÔMETRO ATINGIRÁ R$ 400 BILHÕES


Previsão do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT é que a marca seja atingida, aproximadamente, às 12h30.


Em abril, o Impostômetro, ferramenta eletrônica desenvolvida pelo IBPT e disponível na sede da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, localizada à Rua Boa Vista, 51, registra dois recordes. No dia 1º de abril atingiu a marca de R$ 300 bilhões de arrecadação e, nesta sexta-feira, 30 de abril, por volta das 12h30, os brasileiros já terão pago, em 2010, R$ 400 bilhões de impostos aos cofres públicos. Em 2010 a marca será atingida 19 dias antes da registrada em 2009 e 20 com relação a 2008.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, a previsão, para este ano, é que até dezembro ocorra recorde de arrecadação em comparação ao ano passado que foi de R$ 1,09 trilhão para aproximadamente R$ 1,2 trilhão.
O Impostômetro calcula em tempo real o valor arrecadado pelos governos federal, estaduais e municipais. A ferramenta registra as arrecadações já acontecidas e faz uma estimativa das arrecadações futuras.
Informações. www.deleon.com.br

Tribunal decide que governo vai ter que contratar professores concursados


O Tribunal de Justiça da Bahia negou o recurso do governo estadual que tentava derrubar a decisão, tomada pelo Pleno, que obriga a convocação de todos os 3.746 professores e 800 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso realizado em 2006 e não convocados pelo Estado.


A Sessão Civel de Direito Público do TJ deu o prazo de até o dia 10 de maio para que a decisão seja cumprida. O Estado diz já ter convocado todos os 3.769 docentes classificados, mas, segundo a oposição na Assembleia Legislativa, autora da ação judicial, há profissionais que ainda não foram chamados.

Entre os coordenadores pedagógicos, apenas 240 foram convocados. “É mais uma vitória da Oposição na Bahia. Tem uma repercussão incrível, pois abre o precedente. Agora os policiais civis e escrivães podem entrar com ações similares”, disse o líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM). Nesta quinta-feira os policias civis fizeram protestos em Salvador.

O parlamentar informa que a oposição cobrará do TJ a execução da Ordem Judicial, que se não for cumprida, poderá ter consequências criminais para os gestores estaduais. “Vamos aguardar até 10 de maio e se o Estado não convocar os concursados, vamos entrar com ação para execução da sentença”, afirmou Rocha

O líder da oposição convocou uma reunião com professores e coordenadores pedagógicos concursados não convocados para terça-feira, dia 4, às 10h, na Assembléia Legislativa.


Fonte. Interior da Bahia

quinta-feira, 29 de abril de 2010

DEM-BA NÃO ELEGERÁ SENADOR, ACREDITA DIAP


O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico para avaliar as possibilidades do DEM de eleger representantes no Poder Legislativo em 2010, em especial para os cargos de senador, e concluiu que a legenda em todo o Brasil passa por grandes dificuldades e deve encolher nesta Casa.


A situação da Bahia é uma das mais preocupantes para o partido, afirmou ele. Segundo o pensamento de Queiroz, a recusa de Antônio Carlos Magalhães Jr. em concorrer à reeleição devido a motivos pessoais colocará o ex-prefeito José Ronaldo no páreo. Entretanto, o feirense seria pouco representativo e, por isto, os senadores escolhidos deverão ser um da chapa do governador Jaques Wagner e César Borges, que conseguirá a reeleição.


A assessoria dos Democratas da Bahia, no entanto, negou que a desistência de ACM Jr. em concorrer ao pleito esteja decidida. Segundo a legenda, o segundo nome da chapa ainda está condicionado à continuidade das conversas internas.

Ronaldo promete treinar ainda mais


Treinar é a palavra-chave de Ronaldo nos próximos dias. Depois de sua fraca atuação na derrota do Corinthians para o Flamengo por 1 a 0, no Rio, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Fenômeno prometeu uma partida melhor na próxima quarta-feira (5), na definição do confronto.


Ele chegou a São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (29) com a expressão apática e pouco disposto a falar. Com passadas largas pelo saguão do aeroporto de Guarulhos, ele não fugiu das perguntas, mas desconversou ao ser perguntado sobre sua irregularidade.- Preciso treinar cada vez mais. Não tem mistério. Vamos tentar melhorar essa situação.

PF busca quadrilha que desviava remédios de hospitais do Nordeste


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (29) uma operação para desarticular uma organização criminosa que desviava medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Nordeste.


Ao todo, 300 homens participam da chamada Operação Desvio para cumprir 11 mandados de prisão preventiva, 44 de condução coercitiva e 74 de busca e apreensão na Bahia, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


De acordo com a PF, as investigações revelaram que a quadrilha era composta por funcionários e prestadores de serviços de grandes hospitais públicos, como técnicos em enfermagem, seguranças, faxineiros e atendentes.


Segundo a Agência Brasil, eles desviavam os produtos em pequenas quantidades para uma rede de atravessadores, que repassavam os lotes a revendedores. Alguns investigados chegaram a usar notas fiscais falsas.


Os medicamentos apreendidos, segundo a PF, serão devolvidos aos hospitais na tentativa de minimizar os prejuízos. Os crimes são de peculato [praticado por um servidor público que se apropria de dinheiro ou qualquer bem a que tenha acesso em razão do cargo], formação de quadrilha, receptação qualificada, falsidade ideológica, uso de documento falso, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Lula é eleito o líder mais influente de 2010 pela "Time"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista "Time" o líder mais influente do mundo em 2010.


É a primeira vez que um brasileiro lidera essa lista. A sétima edição da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo foi divulgada hoje pela revista.
A lista da "Times" é dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. Lula lidera o ranking dos 25 líderes mais influentes do mundo.
Veja abaixo a lista dos 25 líderes mais influentes de 2010, segundo a "Time":
1. Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente norte americano Barack Obama aparece em 4.


Fonte. Interior da Bahia

Governo consegue mais recursos para reforma agrária na Bahia


A reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28), em Brasília, entre o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o líder do MST na Bahia, Márcio Matos, o superintendente regional do Incra no estado, Luiz Gugé Santos Fernandes, e o presidente nacional do instituto, Rolf Hackbart, rendeu bons frutos para a Bahia.


O presidente do Incra se comprometeu a construir a Adutora do Chapadão, em Vitória da Conquista, obra que vai atender 600 famílias de trabalhadores assentados, com investimentos de R$ 10 milhões.


Além disso, o orçamento do instituto para a Bahia, que havia sofrido cortes e caído para R$ 9 milhões, foi recomposto, sendo ampliado para R$ 12 milhões. Na avaliação de Salles, o encontro foi proveitoso, confirmando a Bahia como prioridade para o Incra.


Hackbart afirmou que vai solicitar suplementação orçamentária de R$ 100 milhões para aplicação em todo o Brasil e para tanto pediu o apoio do governador da Bahia, Jaques Wagner, junto ao governo federal. “Nossa presença aqui demonstra a importância da reforma agrária para o estado e o nosso interesse em colaborar com o Incra”, afirmou Salles, lembrando que “temos com o instituto convênios pioneiros no Brasil”.


O líder do MST saiu satisfeito do encontro. Segundo ele, a parceria é um mecanismo importante para a questão fundiária na Bahia, “pois acreditamos que o governo estadual vai ser sensível a tudo isso. E queremos que nossa marcha volte com vitória, porque fortalece essa parceria do MST com o governo”.


O secretário da Agricultura explicou que houve avanço nos pontos discutidos e volta para a mesa de negociação estadual com sinalização positiva do Incra de que essa parceria será bem sucedida. “Essa reunião mostra a prioridade que o governo da Bahia dá ao processo da reforma agrária em nosso estado. É interesse do governo e do Incra formar um grupo de trabalho para estudos que viabilizem e possam agilizar o atendimento das demandas. Foram ressaltadas ainda as parcerias vitoriosas que buscam convênios que possam resolver as demandas do MST”, declarou Salles.


Fonte. Agecom BA

Bolsa Família: prazo do envio de frequência escolar temina hoje


O prazo para os municípios informarem os dados sobre a frequência escolar dos cerca de 16,7 milhões de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família termina hoje (29). Este é o primeiro monitoramento do ano. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, resultado parcial indica que, até o dia 20 de março, as prefeituras informaram a presença às aulas de 41% das crianças e dos adolescentes de 6 a 15 anos.


O acompanhamento parcial sobre cerca de 1,3 milhão de adolescentes de 16 e 17 chegou a 32%. Os dados devem ser inseridos no sistema do Ministério da Educação. Para continuar a receber o benefício do Bolsa Família, uma das condicionalidades é que os pais matriculem os filhos na escola, com participação, no mínimo, em 85% das aulas a cada mês.


A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de frequência a pelo menos 75% das aulas. As famílias atendidas também precisam ficar atentas às condicionalidades relacionadas à saúde. Uma delas é manter atualizado o cartão de vacinação das crianças de até 7 anos. O prazo para os municípios fornecerem as informações na área de saúde termina em 30 de junho. Informações são da Agência Brasil.


Fonte. Correio da Bahia

Feto sobrevive por mais de 24 horas depois de ter sido abortado


Um feto sobreviveu por mais de 24 horas depois de ter sido abortado por uma paciente. A interrupção da primeira gravidez da mulher, cujo nome foi mantido sob sigilo, aconteceu no hospital Nicola Giannatasio, em 24 de abril, na Itália.


Segundo informações do próprio hospital, a paciente decidiu abortar após ver o resultado da última ecografia, que teria indicado má-formação feto. No dia seguinte, um domingo, o sacerdote do hospital, dom Antonio Martello, foi avisado por um funcionário de que o feto ainda apresentava sinais de vida. O feto então foi transferido para a unidade de tratamento intensivo neo-natal de outro hospital, na cidade próxima de Cosenza, mas acabou morrendo na madrugada de domingo para segunda-feira.


Foi aberto um inquérito por 'homicídio voluntário' para apurar se houve violação da lei por abandona terapêutico do feto no hospital de Rossano Calabro. De acordo com as autoridades judiciárias, a morte deveria ter sido confirmada após a interrupção da gravidez. Segundo a Cúria da cidade, os médicos foram negligentes e omitiram socorro ao feto que ainda estava vivo.


A lei italiana autoriza o aborto nas primeiras 22 semanas nos casos em que a gravidez representa risco à saúde psicológica e física da mãe e quando há diagnóstico de má-formação do feto. Depois desse período, a gravidez só pode ser interrompida, se a vida da mãe correr perigo ou se houver grave má-formação do feto. As normas também garantem terapia de apoio à respiração, mas apenas aos fetos nascidos a partir de 23 semanas, quando a chance de sobrevivência è maior.
Fonte. Correio da Bahia

Golpe de falso sequestro é aplicado em Salvador


A situação que o vice-presidente da República, José Alencar, passou, ao confirmar que foi vítima do chamado golpe do falso sequestro, ocorrido no último domingo, ao atender uma ligação enquanto estava sozinho em seu apartamento, no Rio de Janeiro - quando simularam o sequestro da filha dele -,vem acontecendo com várias pessoas em Salvador.


Na última terça-feira, a cabeleireira Suzana Alves recebeu uma ligação no seu estabelecimento de trabalho, situado no bairro da Pituba. Do outro lado do telefone, uma voz de homem se passando por um adolescente gritava “mãe, mãe, socorro mãe. Eles me pegaram mãe. Me ajude”. Assustada, a cabeleireira descartou logo o corrido, pois a mesma tem apenas um filho recém-nascido. “Eu disse: mãe? Eu não tenho filho grande. Ai a voz mudou e começou a dizer, mô ou mô, me ajude, mô. Eles me pegaram. Novamente eu disse, eu não tenho marido”, gargalhou a cabeleireira, ressaltando que desligou o telefone de imediato.


Especialistas em Segurança Pública sugerem que as pessoas que forem vítimas desse golpe desliguem imediatamente quando receberem esse tipo de ligação. Pois, segundo eles, se realmente se tratar de um sequestro, os sequestradores irão ligar outras vezes. E que esses falsos sequestradores não têm nenhuma informação sobre as pessoas para as quais eles ligam.


Fonte. Tribuna da Bahia

Feira de Santana - Toque de recolher é discutido na Câmara Municipal hoje


O toque de acolher vai ser discutido nesta quinta-feira (29) pela manhã ma Câmara de Vereadores de Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, com mais de 600 mil habitantes.


Neste ano, em Feira, a média de homicídios já é a maior que a de 2009, que era um por dia. Só no último fim de semana, foram 09 homicídios, dentre eles menores foram assassinados.

Feira de Santana clama pela medida, eficiente contra o crack e contra a pedofilia, dentre outros benefícios. Em Santo Estevão, nos primeiros meses, houve redução de 70% da violência juvenil e fim das drogas nas escolas.

Empolgado com isso, foi que o Juiz criou, no início de fevereiro de 2010, uma nova medida voltada para as Escolas: TED- Toque de Estudo e Disciplina para dar mais ainda segurança aos professores nas salas de aula e corrigir os excessos dos alunos, bem como combater a evasão escolar.

A pedido dos vereadores da cidade, o Juiz de Santo Estevão, José Brandão Netto, responsável pela implantação pioneira do toque de acolher no Estado, vai explicar a medida, bem como os seus efeitos nestes quase 11 meses do toque (recolher como é mais conhecido).

Em Feira de Santana há um projeto de lei municipal tramitando na Câmara de Vereadores e, antes de se submeter o PL à votação, vai haver a referida audiência para a população e vereança ficarem mais a par da medida da Justiça de Santo Estevão.

Informações. Interior da bahia

Ministério da Saúde amplia oferta de próteses dentárias no Brasil


SAÚDE BUCAL – O Programa Brasil Sorridente busca melhorar a assistência odontológica do brasileiro por meio de ações na atenção básica e especializada. No primeiro caso, os avanços ocorrem graças à inclusão de equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estas equipes fazem o primeiro atendimento aos pacientes, realizam um pré-diagnóstico e ações de prevenção e orientação.


O Ministério da Saúde credenciou 203 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) em todo o país. É uma ampliação de 62% na quantidade de unidades que produzem próteses. Os investimentos para esse serviço mais que duplicaram – em 2010, o recurso destinado aos laboratórios será de R$ 24,3 milhões. A expectativa é elevar o atendimento para 382 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por ano.


Até 2005 não havia laboratório de prótese no sistema público. Atualmente, com os novos laboratórios credenciados, estão em funcionamento 530 unidades em todo o Brasil. “Trata-se de uma expansão histórica da Política Nacional de Saúde Bucal, que completa seis anos em 2010”, destaca o coordenador de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca. A ampliação do serviço é mais um passo no sentido de cumprir a meta do governo de praticamente universalizar o acesso às próteses dentárias nos próximos dez anos no Brasil.


“Ter uma dentição adequada e acesso aos tratamentos é uma questão de cidadania. Vamos supor uma pessoa que queira ser recepcionista, mas que não tem dentes na boca. No mercado de trabalho competitivo de hoje, essa pessoa não conseguiria emprego”, argumenta o coordenador. Ao todo, 24 unidades da federação possuem unidades credenciadas para produzir as próteses. São Paulo, Paraná e Paraíba são os estados com maior número de laboratórios.


A verba para que os laboratórios passem a produzir próteses dentárias foi liberada desde março pelo Ministério, diretamente para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Os recursos são liberados de acordo com a estrutura e com a capacidade de produção de cada LRPD e podem variar de R$ 3 mil a R$ 12 mil ao mês.


Os municípios são os responsáveis por definir os critérios de planejamento e de seleção dos pacientes que vão receber as próteses – que podem ser totais, parciais, ou até mesmo de um único dente. Entre 2003 e 2009, mais de três milhões de dentes deixaram de ser extraídos da população usuária do SUS. Em média são 400 mil dentes conservados por ano.


Além de ampliar o acesso a serviços odontológicos especializados no SUS e reduzir o número de desdentados no país, a instalação dos novos laboratórios também vai permitir a contratação de mais dentistas e protéticos no serviço público.


Fonte. Agencia Saude

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Feira - Polícia encontra maconha dentro de bola de futebol em presídio


A polícia apreendeu maconha, celulares e carregadores que foram encontrados dentro de uma bola de futebol usada por presos, em Feira de Santana (BA), na terça-feira (27).


Um dos detentos jogou a bola para fora da unidade, durante uma partida de futebol. O segurança que estava na guarita foi até o terreno ao lado e encontrou duas bolas. Ele achou que uma delas estava pesada demais e, quando abriu o objeto, achou 12 celulares, carregadores e maconha, além de uma camiseta de bloco de carnaval e cola para produtos plásticos.


A direção do presídio informou que não é a primeira vez que uma bola é jogada por cima do muro e, por isso, a vigilância será reforçada. O complexo tem capacidade para 340 homens, mas hoje abriga 700.

Itagimirim - PM prende homem que portava arma de fabricação americana


Jadriano Rocha Santos, de 23 anos, foi preso em flagrante, durante uma blitz no município de Itagimirim, portando um revólver Magnum, calibre 357, de fabricação americana.


Apreendida por policiais Militares, a arma estava dentro de um táxi conduzido por Jadriano, que transportava quatro pessoas para a festa de comemoração dos 48 anos de emancipação daquele município.


Os PMs conduziram Jadriano à Delegacia Circunscricional de Itagimirim, onde o delegado titular, Eridelson Bastos, o autuou em flagrante por porte ilegal de arma. O revólver Magnum foi encaminhado para a perícia.


De acordo com o delegado, Jadriano responde na Justiça de Porto Seguro por crimes de roubo e porte ilegal de arma. Ele segue custodiado na unidade policial de Itagimirim, à disposição da Justiça.


Interior da Bahia

Feira livre de Serrinha é antecipada por causa do feriado


O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso de Araújo, comunicou que a feira livre do sábado, dia 1º de maio, foi antecipada para esta sexta-feira (30), em virtude do feriado do Dia do Trabalhador.


As feiras livres do município de Serrinha são realizadas nos dias de quarta-feira e de sábado. Assim como aconteceu com a feira do dia 21 de abril, que foi antecipada para 20 (terça-feira), a deste sábado (1º), foi antecipada para sexta-feira (30).


Para os feirantes a antecipação não foi boa, pois no mesmo dia acontece a feira tradicional do vizinho município de Conceição do Coité, distante apenas 36 quilômetros de Serrinha.


Fonte. Interior da Bahia

MP questiona aprovação de analfabeto em concurso


O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) está questionando a aprovação de um candidato analfabeto no concurso público do município de Ribeirão e recomenda a exclusão do aprovado na seleção. A recomendação foi feita ao prefeito do município, Clóvis José Pragana Paiva, e à empresa Consultoria e Assessoria Medeiros (Comede), organizadora do concurso público da prefeitura.

Candidato que não sabe ler e nem escrever é aprovado em concurso para Agente Patrimonial em Pernambuco

Segundo o MP, o andamento do concurso foi paralisado a partir de uma denúncia de irregularidades encaminhada pelo vereador Mario Teixeira de Paula, mas foi constatado que apenas um candidato, que não sabe ler nem sequer escrever - e apenas assina o seu nome no teste -, foi aprovado para o cargo de Agente Patrimonial, que exige ensino fundamental completo.


Em interrogatório feito na promotoria do município no último dia 22, o candidato admitiu ter feito a inscrição sem ter o nível escolar necessário para a função e que não consegue ler nem escrever. Ele disse também que foi uma funcionária do local onde se inscreveu que preencheu os seus dados no formulário de inscrição.


Após o MP notificar a prefeitura de Ribeirão sobre o caso e os atos da Comede, a empresa encaminhou resposta ao município com o gabarito da prova e a lista de inscrição, constando a assinatura do candidato. Desse modo, a prefeitura dará continuidade ao concurso desde que homologue o resultado sem o nome do candidato analfabeto.

Fonte. ig.com.br

Monomotor sai da pista e fecha aeroporto no RS

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou fechado para pousos e decolagens das 11h10 até as 11h58




O avião modelo Cessna 152, da escola de aviação Born to Fly, faria um voo de instrução, mas não conseguiu decolar e parou na grama
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou fechado para pousos e decolagens no fim da manhã desta quarta-feira depois que um monomotor saiu da pista, com dois tripulantes a bordo, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O acidente ocorreu por volta das 11h, quando um avião de instrução monomotor saiu da pista. Após posicionamento e percorrer toda a extensão da pista, a aeronave não decolou e foi parar na grama junto a cabeceira.

O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens das 11h10 até as 11h58, quando foi reaberto para decolagens. A partir das 12h35, o aeroporto reabriu para pousos também.

Por conta da suspensão das operações, dois voos que deveriam chegar ao aeroporto, de um total de oito programados, foram cancelados. Outros sete sofreram atrasos, segundo a Infraero. Das cinco decolagens previstas, uma foi cancelada e outras três tiveram atrasos.
Fonte. Ig.com

Brasil reassume liderança do ranking da Fifa após cinco meses


O Brasil ultrapassou a Espanha e reassumiu a liderança do ranking da Fifa, na nova classificação divulgada nesta quarta-feira (28). Depois de cinco meses, a seleção brasileira voltou ao primeiro lugar pela sétima vez desde que o ranking foi criado, em 1993.


Se depender do ranking, o grupo G será o mais forte da Copa do Mundo. Além do líder, o Brasil, a seleção de Portugal subiu uma posição e agora está logo atrás da Espanha, em terceiro.
Por outro lado, a Coreia do Norte, adversária do Brasil na estreia, é a pior entre todas as seleções que disputarão a Copa, na 106ª posição. A Costa do Marfim, que completa o grupo, está no 27º lugar.


A Argentina subiu da nona para a sétima posição. E a França caiu da oitava para a décima colocação. A edição de abril do ranking só levou em conta cinco partidas, já que não houve datas Fifa e os torneios nacionais e internacionais da Europa estão em suas fases decisivas, o que impede a realização de confrontos entre seleções.

(As informações são do Globoesporte.com)

Lençóis ganhará quadra poliesportiva coberta


A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) assinou convênio para construção de uma quadra poliesportiva coberta na cidade de Lençóis, em parceria com a prefeitura.


A quadra, que será construída no bairro do Tomba, terá as dimensões de 40 por 20 metros, com arquibancadas de três degraus e iluminação. O prefeito Marcos Airton Alves de Araújo, acredita que esse convênio é de grande importância para a cidade, pois assim o esporte dará uma nova guinada e projetos poderão ser colocados em prática.

Vereadores discutirão sobre pedofilia na cidade de Salvador


Um levantamento apresentado pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Salvador, Márcia Guedes, revela que no ano passado (2009) em toda a Bahia foram registradas 1965 denúncias de abusos sexuais em crianças e adolescentes. Somente em março deste ano, foram 464 casos no Estado, sendo 180 registrados em Salvador.


Na primeira semana de maio, 17 vereadores que formam a frente visitarão a sede da OAB e irão discutir as atividades programadas para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que é comemorado em 18 de maio. A data quer lembrar a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual.

Mundo Novo e Gandu ganham posto de atendimento do CrediBahia


O Programa CrediBahia inaugura, nesta quarta-feira (28), às 11h, no município de Mundo Novo, mais um posto de atendimento, localizado na avenida Osvaldo Ribeiro. Na próxima sexta (30), às 16h, será a vez de Gandu, na rua Desembargador Perílio Benjamin (Shopping Gan).



Com as duas novas unidades, aumenta para 173 o número de municípios beneficiados com o programa administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a Desenbahia realizando toda operação financeira.

O CrediBahia visa aumentar a oferta de crédito para micro e pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para a parcela da população que tem maiores dificuldades de acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros.

Mais de 59 mil contratos de financiamento já foram liberados e o volume total aplicado é superior a R$ 81 milhões, conforme informa a Desenbahia. Os beneficiários do Programa CrediBahia são donos de micro ou pequenos negócios geradores de trabalho e renda, nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços, que tenham capacidade para, com o crédito, desenvolver atividades econômicas e condições para o pagamento das prestações.

O empreendimento deve estar em funcionamento há pelo menos seis meses.


Fonte. Agecom BA





Presos provisórios recebem título de eleitor nesta quinta-feira


A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Luciana Tannus, e o chefe de Cartório da 17ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, Daniel Miranda, entregam título de eleitor a presos provisórios aptos a votar este ano. A entrega será nesta quinta-feira (29), às 10h, no auditório do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.


O voto dos internos foi garantido pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral 23.219, de março deste ano, que dispõe sobre a instalação de seções em unidades prisionais. Segundo o superintendente de Assuntos Penais, Isidoro Orge, o governo da Bahia, através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), criou condições de segurança para que a votação desses internos aconteça com tranquilidade.Este será o primeiro ano em que os presos provisórios participam do pleito.


Urnas eletrônicas serão divididas em ordem alfabética e a votação ocorrerá em uma sala reservada. Os mesários serão pessoas que já possuem contato com os internos, a exemplo dos profissionais que trabalham em unidades prisionais, advogados e defensores públicos.


Wagner admite Pinheiro ao Senado


O governador Jaques Wagner (PT) manifestou pela primeira vez publicamente o desejo de indicar o deputado federal, Walter Pinheiro, como candidato ao Senado na chapa com que pretende disputar a reeleição em outubro. Wagner assumiu a posição durante um encontro com a chamada bancada federal petista da tendência Construindo um Novo Brasil, ocorrido anteontem à noite, na Governadoria.


Na reunião, realizada a pedido dos parlamentares, o governador fez uma exposição detalhada sobre as perspectivas eleitorais de Pinheiro e elencou os motivos pelos quais não gostaria de incorporar o ex-governador Waldir Pires à sua chapa, repetindo tudo o que se fala nos bastidores do PT, mas nunca havia externado diretamente a companheiros de partido.


Em resumo, o governador ponderou que, pela idade – 84 anos recentemente completados –, Waldir não projeta grandes perspectivas para o futuro próximo no PT, sendo nula sua influência para os anos vindou-ros de 2012 (eleição municipal) e 2014 (sucessão estadual), argumento que foi rebatido amistosamente pelos defensores da candidatura do ex-governador.


Eles argumentaram que a eleição em jogo é a de 2010, alegando que as próximas disputas eleitorais terão uma economia própria. Ponderaram ainda que Wagner não poderia fazer uma composição com uma chapa que foi derrotada para a Prefeitura de Salvador em 2008, uma dura referência a Pinheiro, que foi candidato a prefeito pelo PT, e à deputada federal Lídice da Mata (PSB).


Fonte. Interior da Bahia

Apreendido 45 kg de maconha na BR 116


Agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam na noite desta terça-feira (27) 45 Kg de maconha, em Euclides da Cunha, a 315 km de Salvador. A droga estava escondida em dois tonéis plásticos de 100 litros, no interior do veículo conduzido por Francisco José Matias, 50 anos.


De acordo com o acusado, que já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas, ele receberia R$ 2.000,00 para transportar a droga do município de Cabrobró para Feira de Santana.Francisco foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia judiciária local.

Cidadão tem até 5 de maio para regularizar título de eleitor


Quem não tem título de eleitor, precisa transferir o documento ou a zona e seção de votação tem até 5 de maio para realizar o procedimento. O serviço pode ser realizado nos postos do SAC Barra, Iguatemi, Comércio, Cajazeiras e Periperi. O atendimento é feito a partir de agendamento prévio pelo telefone 0800 071 5353.

Além do SAC, o cidadão também pode procurar a central de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Lembrando que a unidade não atende nesta quarta-feira (28), por conta da paralisação de 48 horas dos servidores da Justiça Federal, que termina nesta quarta. Mas durante o fim de semana, nos dias 1º e 2 de maio, a sede do TRE fará plantão das 8h às 18h.

É O QUE MENOS CRESCE NO PAÍS (12.98%)




Uma pergunta que precisa ser esclarecida: por que o eleitorado baiano é o que menos cresce no país? Segundo os dados constantes, no portal do TSE na internet, sobre a evolução do eleitorado brasileiro, o contingente baiano aumentou, numa década (outubro de 2000 a março deste ano), somente pouco mais da metade (12,98 %) da media nacional (21, 32 %).




Comparando com o crescimento do eleitorado de outros estados que têm experimentado aumento populacional linear, verificam-se grandes diferenças das seguintes formas: Alagoas (31,62%), Maranhão (33,0), Sergipe (27,6), DF (38,1), Ceará (24,4), Minas Gerais (16,4), São Paulo (23,0), Espírito Santo (22,4), Paraíba (24,1) e Santa Catarina (22,6).


Quem mais se aproxima do índice de crescimento da Bahia são Rio Grande do Sul (12, 99), Rio de Janeiro (15,0) e Paraná (14,7), sendo que, nos estados que possuem fronteiras agrícolas, os números são estratosféricos comparados com o nosso: Amapá (60,6), Amazonas (40,2), Roraima (37,7), Pará (39,3) e Acre (37,6).


Quando se analisa a relação entre a população e o eleitorado, também se constata que a Bahia fica bastante atrás, com um índice de 63, 6 % dos seus habitantes sendo eleitores, enquanto que o total nacional alcança 69,5 % do povo brasileiro.




Por sua vez , comparando com a situação particular dos outros estados, verifica-se que se posiciona apenas a frente de Roraima (60,8) e Pará (63,3), experimentando uma discrepância grande, principalmente com os do sul-sudeste, a exemplo do Rio Grande do Sul (73,6), São Paulo (72,1), Minas Gerais (71,2), Rio de Janeiro (71,3), Espírito Santo (71,4), Santa Catarina (72,6) e assim continua.


Mas, também os estados do Nordeste e Centro Oeste possuem índices parecidos com as regiões mais urbanizadas, como Rio Grande do Norte (70,0), Paraíba (70,7), Piauí (70,3) Tocantins (71,0), Mato Grosso do Sul (70,2) e outros mais.




Fonte Bahia já

Triste, traído e usado, Ciro se despede em artigo após PSB se abrir para Dilma


O deputado federal Ciro Gomes não é mais candidato à Presidência da República. Seu partido, o PSB, como outros já fizeram antes, vendeu o seu futuro a Lula e ao PT, que tentam impor a a qualquer custo Dilma Rousseff como candidata única do campo governista. Leia:


A cúpula de meu partido, o PSB, decidiu-se por não me dar a oportunidade de concorrer à Presidência da República. Esta sempre foi uma das possibilidades de desdobramento da minha luta. Aliás, esta sempre foi a maior das possibilidades. Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o País.Não é hora mais, entretanto, de repetir os argumentos claros e já tão repetidos e até óbvios. É hora de aceitar a decisão da direção partidária. É hora de controlar a tristeza de ver assim interrompida uma vida pública de mais de 30 anos dedicada ao Brasil e aos brasileiros e concentrar-me no que importa: o futuro de nosso País!


Quero agradecer, muito comovido, a todos os que me estimularam, me apoiaram, me ajudaram, nesta caminhada da qual muito me orgulho.
Quero afirmar que uma democracia não se faz com donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos, às vezes.

É o que farei.


Deixo claro: acato a decisão da direção do partido. Respeitarei as diretrizes que, desta decisão em diante, devem ser tomadas em relação ao nosso posicionamento na conjuntura política brasileira.Meu entusiasmo, e o nível de meu modesto engajamento, entretanto, compreendam-me, por favor, meus companheiros, irão depender do encaminhamento, pelo partido, de minhas preocupações com o Brasil, com nossa falta de um projeto estratégico de futuro, com a deterioração ética generalizada de nossa prática política, com a potencial e precoce esclerose de nossa democracia.


Agradeço novamente aos companheiros de partido pelo apoio que sempre me deram. Faço também um agradecimento especial ao povo cearense pelo apoio de todas as horas; mas minha lembrança mais grata vai para o simpatizante anônimo, para o brasileiro humilde, para a mulher trabalhadora, para os jovens, em nome de quem renovo meu compromisso de seguir lutando!

Fonte. Interior da Bahia

Coelba fará refaturamento de contas questionadas pelos consumidores


A Coelba fará o refaturamento das contas questionadas pelos consumidores baianos referentes ao mês de abril.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), mesmo em casos que forem julgados improcedentes, os consumidores terão direito a parcelamento em três vezes sem cobrança de juros pelo período de atraso no pagamento.

Durante reunião com representantes do Procon, o gerente comercial da Coelba, Luis Henrique da Silva Ribeiro informou que o aumento elevado da conta pode significar que o consumidor perdeu o benefício de baixa renda, desconto subsidiado para quem tem média mensal de até 80kwh, sem registros de dois ciclos de consumo acima de 120kwh.

O Procon solicitou à empresa que inclua nas contas de energia elétrica dos consumidores beneficiados com tarifa social, informações destacadas sobre o risco que correm de perder a vantagem, por conta da elevação no seu histórico de consumo.

Ações da Coelba
Entre as ações prometidas pela Coelba para atender e averiguar as reclamações de aumento nas tarifas estão: reforço das equipes de análise das reclamações, esforço para responder a todas as reclamações, as agências abriram no sábado (24/04) e podem voltar a abrir caso necessário, parcelamento de contas em até três vezes sem juros, inspeção dos medidores sem cobranças da taxa referente à fatura de abril.

Fonte: Interior da Bahia

Professores da rede estadual paralisam suas atividades nesta quinta-feira


As salas de aula das instituições estaduais de ensino devem ficar vazias nesta quinta-feira (29), data em que os professores realizam uma paralisação de 24 horas.


Na ocasião, a categoria se reunirá em assembleia no ginásio do Sindicato dos Bancários, nos Barris, para discutir antigas reivindicações, como a publicação de processos de aposentadoria com mais de um ano.

De acordo com o diretor social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marcelo Araújo, aproximadamente 50 mil professores suspenderão as atividades. A paralisação foi decidida em uma assembleia realizada no dia 22, quando representantes da categoria se reuniram na sede do Sindicato dos Bancários.

A principal reivindicação dos professores é a aceleração no julgamento da ação que cobra correção de 11,98% nos salários, valor perdido durante o processo de criação da Unidade Real de Valor (URV), que marcou a transição do cruzeiro para o real em 1994. No mesmo ano, o sindicato recorreu à Justiça para fazer o pedido de correção salarial e a decisão foi favorável. No entanto, a administração pública recorreu.

Atualmente, a ação corre na 6ª Vara da Fazenda Pública, mas precisa ser julgada e enviada ao plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, para decisão em última instância.

“No dia 25 de maio faremos uma nova paralisação de 24 horas e protestaremos na frente do Fórum Ruy Barbosa para cobrar o pagamento da URV”, disse Araújo.

A assessoria da Secretaria de Educação do Estado (SEC) afirmou desconhecer a paralisação.

Com informações da Tribuna da Bahia

terça-feira, 27 de abril de 2010

Santa Bárbara: Ossadas e caixões são encontrados em lixão

Ossadas, restos de roupas e caixões foram encontrados no lixão de Santa Bárbara, a 147km da capital baiana, nesta terça-feira (27). A polícia foi acionada e confirmou a presença de restos mortais e solicitou a realização de perícia.

A prefeitura do município disse que vai apurar de quem são as ossadas encontradas e de onde vieram. Também será investigado de quem seria a culpa pelo descarte.
(As informações são do jornal Bahia Meio Dia)

Santa Bárbara: Ossadas e caixões são encontrados em lixão

Ossadas, restos de roupas e caixões foram encontrados no lixão de Santa Bárbara, a 147km da capital baiana, nesta terça-feira (27). A polícia foi acionada e confirmou a presença de restos mortais e solicitou a realização de perícia.

A prefeitura do município disse que vai apurar de quem são as ossadas encontradas e de onde vieram. Também será investigado de quem seria a culpa pelo descarte.
(As informações são do jornal Bahia Meio Dia)

Santa Bárbara: Ossadas e caixões são encontrados em lixão

Ossadas, restos de roupas e caixões foram encontrados no lixão de Santa Bárbara, a 147km da capital baiana, nesta terça-feira (27). A polícia foi acionada e confirmou a presença de restos mortais e solicitou a realização de perícia.

A prefeitura do município disse que vai apurar de quem são as ossadas encontradas e de onde vieram. Também será investigado de quem seria a culpa pelo descarte.
(As informações são do jornal Bahia Meio Dia)

MP pede esclarecimentos à Coelba sobre denúncias de consumidores

Para tentar solucionar os problemas que diversos consumidores dos serviços da Coelba estão passando e, consequentemente denunciando, como cobranças indevidas nas contas de energia elétrica, o Ministério Público da Bahia se reuniu com a Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia) no final da tarde de segunda-feira (26), para definirem algumas medidas emergenciais

A Coelba comprometeu-se a reforçar as equipes de análise das reclamações dos consumidores para que todas sejam respondidas no prazo máximo de 30 dias, conforme estabelece resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Caso julgue que a reclamação do consumidor é improcedente e que a cobrança foi correta, o consumidor poderá solicitar o parcelamento em três vezes sem juros do valor.
A análise será feita sem qualquer custo para o consumidor, ainda que se comprove que sua reclamação está errada.

Nos casos em que a reclamação for considerada procedente, o consumidor terá o valor restituído na próxima conta ou receberá a restituição do valor pago a mais em dinheiro. Fica suspensa também, qualquer cobrança (de juros e multa) ou sanção (como o corte do serviço) para os consumidores que não pagaram as contas do mês de abril.

Depois da resposta da Coelba, o consumidor terá o prazo de cinco dias para o pagamento da fatura. O Ministério Público pediu à Aneel que encaminhe representantes à Bahia para realizarem inspeções na Coelba e emitirem um relatório conclusivo.

Fonte: Correio da bahia

Evento religioso traz Marina Silva à Bahia


A pré-candidata a presidente pelo PV, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, vêm à Bahia no próximo fim de semana para participar de um ato da Assembleia de Deus, denominação religiosa na qual é convertida desde 1997. O culto acontecerá no dia 3, à noite, no templo da Liberdade, com previsão de atrair cerca de mil pessoas, de 400 templos de todo o estado.


A visita, apesar do cunho religioso, servirá também para aproximar o pré-candidato a governador pelo PV, Luiz Bassuma, de um segmento cujo peso eleitoral cresce a cada pleito. Na véspera, Marina Silva prestigia o lançamento das pré-candidaturas de Bassuma e Edson Duarte ao governo e ao Senado, respectivamente. A união política-religião tem sua razão de ser. Juntas, todas as religiões evangélicas representam cerca de 25% do eleitoral do país, conforme levantamento do Instituto Datafolha.


Dentre elas, a Universal e a Assembleia de Deus. Em 2008, a eleição de Salvador teve no segundo turno dois candidatos evangélicos – o prefeito João Henrique (PMDB) e o deputado federal Walter Pinheiro (PT), um dos nomes favoritos para a vaga de senador na chapa de Wagner.


Coincidentemente, assim como Marina Silva na eleição federal, Bassuma é o único pré-candidato a governador com filiação religiosa. Espírita, o concorrente do PV assegura que vai manter diálogo com todas as expressões de fé. Na semana passada, visitou o arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Magela Agnelo.


O pré-candidato procura ainda diálogo com o pastor Batista Átila Brandão, que concorreu ao governo do estado em 2006, pelo PSDC. Na visita à Bahia, Marina participa ainda da reinauguração da sede do partido no Rio Vermelho, e de encontro com mulheres e jovens do PV. No dia seguinte, ela terá encontros com empresários e estudantes universitários.


Fonte. Tribuna da Bahia

Bahia ganha unidade de referência para tratamento de doenças do fígado


A Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia Professor Gilberto Rebouças, centro de excelência para o tratamento de doenças do fígado, foi inaugurada no Hospital das Clínicas, nesta segunda-feira (26).


O governador Jaques Wagner, o secretário da Saúde, Jorge Solla e o reitor da Universidade Federal da Bahia (ufba), Naomar de Almeida Filho, participaram da solenidade.Na oportunidade, foi assinado o contrato para financiamento de serviços de hepatologia e onco-hematologia para transplantes de medula óssea e abertura do serviço de hepatologia do hospital. Foram investidos R$ 4,2 milhões para um período de seis meses, que vão ampliar o serviço de média e alta complexidade, diagnóstico e terapêutico, beneficiando os pacientes do SUS.


O centro vai proporcionar atendimento ambulatorial e uma enfermaria para internação de casos de alta complexidade, como transplante de fígado. Os recursos viabilizados de mais de R$ 2 milhões em reforma e aquisição de materiais e equipamentos permitiram que fossem inaugurados 22 leitos, sendo seis destinados para internação semi-intensiva de pacientes com doenças hepáticas graves ou pós-operatórios de cirurgias hepáticas.


Fonte: Tribuna da Bahia

Governo fortalece o Produzir para combater pobreza


A iniciativa é do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, considerado modelo de referência para outros países do mundo e com abrangência em 407 municípios, que está trabalhando intensamente para ampliar as suas estratégias de atuação.


Centenas de comunidades rurais baianas vão ganhar mais força e agilidade na execução de projetos de combate à pobreza, desenvolvidos pelo governo estadual.


Com esse objetivo, equipes de Salvador e de 17 escritórios regionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), se reuniram no auditório da Funasa, no município de Serrinha, para aperfeiçoar o Manual de Operações do Produzir (MOP).


O encontro, que teve a presença da coordenadora do setor de Capacitação da empresa, Cristina Franca, do subcoordenador de Acompanhamento e Avaliação do Produzir, João Sena, do coordenador de Informática, Norbert Siering, e de dois consultores dos municípios de Euclides da Cunha e Serrinha, trará como resultado sugestões de alterações do MOP para serem aprovadas pelo Banco Mundial (Bird).


Processos de gestão - Segundo Cristina Franca, essas alterações são extremamente importantes, não só para agilizar a execução dos subprojetos como para fortalecer as organizações comunitárias e os processos de gestão. “Estamos realmente nos capacitando e trabalhando de forma participativa, reconstruindo o MOP em cima das nossas próprias práticas de trabalho”, disse.


No encontro, os técnicos também tiveram a oportunidade de trocar experiências, esclarecer e apresentar dificuldades específicas relacionadas ao setor de Informática.
Entre os diversos assuntos discutidos, destaque para os aspectos referentes às sugestões para a atualização e aperfeiçoamento do MOP, a reestruturação dos conselhos municipais, as práticas dos processos de avaliação de demandas, supervisão, medição, capacitação e organização comunitária, entre outros.


Convênios beneficiaram 17,7 mil
Somente em 2009, 167 novos convênios foram firmados por meio do Programa Produzir, beneficiando 17,7 mil famílias, moradoras de comunidades pobres em 113 municípios baianos. Os projetos executados pela CAR envolveram ações nas áreas de saúde, saneamento, geração de renda e de infraestrutura, como a construção de cisternas e de sistemas de abastecimento de água, totalizando um investimento da ordem de R$ 22 milhões.


Também foram concluídos 250 projetos (incluindo de exercícios anteriores), atendendo 22,9 mil famílias em 147 municípios. No total, ocorreram 97 eventos de capacitação, com 55 organizações e 2,1 mil produtores treinados. Estão em execução 733 projetos.


Fonte. Tribuna da Bahia

VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR É VITIMA DO GOLPE DO SEQUESTRO NO RIO


O vice-presidente da República, José Alencar, foi vítima, na noite de domingo, em seu apartamento no Rio, do golpe do falso sequestro. Sem empregados em casa, em Ipanema, ele mesmo atendeu ao toque do telefone, aceitando a chamada a cobrar e ouvindo, do outro lado da linha, o choro forte de uma jovem, que ele julgou fosse uma de suas filhas.


Ela apelava, desesperada: "Meu pai, meu pai, me pegaram, meu pai, estou amarrada, paga logo eles para eles me soltarem, meu pai!". Ato contínuo, um suposto sequestrador assumiu o telefone, anunciando que a moça estava em seu poder e exigindo R$ 50 mil de resgate.
Muito tenso, Alencar tentou argumentar, alegando não ter, àquela hora, tal soma. "Não sou do Rio, não tenho tudo isso aqui!". O criminoso, irredutível, também pediu joias. Alencar explicou que sua mulher, muito religiosa, fizera promessa e não as tinha.


Depois de negociar sob pressão emocional, ouvindo o choro da "filha" ao fundo, Alencar conseguiu baixar para R$ 20 mil e, em seguida, sem desligar, acionou o empresário Walter Moraes: "Preciso pegar R$ 20 mil com urgência no Banco do Brasil". O amigo se prontificou, ouvindo: "Então manda providenciar para mim, é uma emergência, é uma emergência".
Enquanto aguardava pelo dinheiro, ainda ao telefone, o interlocutor fez a pergunta: "Você trabalha com o quê?". E ele: "Eu sou vice-presidente da República do Brasil". E o bandido: "Qual é seu nome?". "José Alencar Gomes da Silva". Ato contínuo, o bandido desligou.


A segurança da Vice-Presidência apura a origem do telefonema, que, tudo leva a crer, foi mais um a partir de presídios, que, por mais que a população sofra, continuam a receber sinal das empresas de telefonia móvel, mais afeitas ao seu lucro do que às necessidades da população.

Fonte: Bahia ja

Serra visita hoje Alagoinhas e Feira de Santana na sua ofensiva ao Nordeste


O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, retoma a agenda de viagens pelo país nesta semana pelo Nordeste, única região onde o tucano está atrás de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de voto. Hoje à tarde ele visita as cidades de Alagoinhas e Feira de Santana.


Esta será a segunda passagem de Serra pela Bahia em pouco mais de duas semanas. Ele esteve em Salvador no dia 14 de abril, quando visitou as obras sociais de Irmã Dulce e o Mercado Modelo. Desta vez, o tucano começa sua caminhada pelo município de Alagoinhas. Depois segue de carro para Feira de Santana, onde visita o bispo Dom Itamar Vian, o Mercado de Arte e participa do ato de apresentação da pré-candidatura de José Ronaldo ao Senado.

A ofensiva no Nordeste, portanto, faz parte do plano do PSDB em conquistar o apoio de eleitores inclinados a votar em Dilma. Na semana passada, o ex-governador paulista passou por Natal, no Rio Grande do Norte, onde lembrou das suas ações à frente do Ministério da Saúde. Além disso, garantiu que vai manter o Bolsa Família.


Num post publicado ontem à noite na rede de microblogs Twitter, o tucano fez questão de enfatizar os laços com o Nordeste ao recordar que foi criado no bairro da Mooca, em São Paulo, com filhos de migrantes nordestinos. Por isso, acrescentou, sabe tudo sobre Luiz Gonzaga, compositor popular brasileiro.
Entrevista a Datena

Nesta segunda-feira (26), Serra usou jargão policial para afirmar que "bandido tem de ser enfrentado com dureza" e "engaiolado". Ele falou ao programa Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena e aproveitou a principal temática do programa, policial, para usar um discurso duro contra a violência e prometeu criar um Ministério da Segurança Pública para combater o crime organizado.


Fonte: Interior da Bahia

Segurança Pública e Saúde são assuntos do Conversa com o Governador


O programa Conversa com o Governador desta semana, último do mês de abril, trata da entrega de 286 viaturas para a Segurança Pública, investimentos em saúde e também nas visitas aos municípios do interior, onde foram entregues estradas e postos de saúde.


Para o governador Jaques Wagner, investir em atenção básica é importante porque o SUS é o maior programa social de inclusão existente no Brasil. “É uma grande conquista da sociedade brasileira que vai da vacina ao transplante, tudo para qualquer pessoa, independente de ter plano de saúde ou não”.


O governador lembrou que, neste sentido, já foram ampliados os serviços do Samu 192, o número de hospitais e, nesta semana, em uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Hospital Edgard Santos, por meio do seu serviço de Hepatologia, foi inaugurado um centro para transplante de medula e de hepatologia. “Era um sonho antigo dos profissionais daquela área que tinham que conveniar com outros hospitais para poder fazer o tratamento, o acompanhamento e as eventuais cirurgias de transplante e agora eles estão com um equipamento absolutamente moderno.


A Bahia está na frente nessa área da Hepatologia dentro do SUS”. Wagner falou da entrega de 266 viaturas para a Segurança Pública, 186 para a Polícia Militar e 80 para a Polícia Civil. “A equipe se sente mais motivada para o trabalho de oferecer segurança na medida em que estamos entregando mais viaturas, armamentos, munição, coletes a prova de balas, treinando mais profissionais e ampliando o número de vagas em presídios, além das centrais de penas alternativas no interior”.


No sábado (24), o governador disse que a população de Piritiba e Mundo Novo recebeu obras em estradas, nos trechos Piritiba/Mundo Novo e Piritiba/Porto Feliz. Wagner lembrou que a região já recebeu mais de R$ 54 milhões em obras de recuperação da malha viária. O governador também visitou Milagres, Coronel João Sá, onde foram entregues mais 13 quilômetros de estradas recuperadas, Jeremoabo e Amargosa. Em Jeremoabo, Wagner participou da festa de São Jorge e entregou seis Unidades de Saúde da Família.


Fonte Agecom -BA

T. de Freitas - Policial rodoviário federal é preso em flagrante por cobrar propina


Um policial rodoviário federal foi autuado em flagrante na madrugada desta segunda-feira (26) em Porto Seguro, no sul do estado, por receber propina.


O policial, cujo nome não foi divulgado, foi preso em flagrante na noite de domingo pela própria PRF e levado nesta segunda para ser autuado pela Polícia Federal.

O policial deverá responder por concussão, previsto no art. 316 do Código Penal Brasileiro - o crime se caracteriza por exigir dinheiro ou vantagens em troca de favores derivados da função que a pessoa exerce. Ele pode pegar de 2 a 8 anos de prisão, além de ser multado.

A prisão aconteceu no final da noite de domingo no Posto Policial de Teixeira de Freitas, por policiais da Corregedoria da PRF, que já havia recebido denúncias sobre o funcionário. Uma investigação levou ao flagrante na noite de domingo - o policial foi filmado recebendo propina de um caminhoneiro.

As imagens do crime foram levadas para a PF e devem integrar o inquérito contra o policial, que foi submetido a exame de lesões corporais e depois levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Salvador.
Com informações do Correio Online

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deputado do RS faz curso para conquistar eleitores com força do pensamento


Qualidade geralmente associada a entes divinos, a onipresença agora virou atrativo para candidatos atrás de novas formas para conquistar o eleitorado. Ou pelo menos acreditam nisso.

É o caso do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini (PDT), que passou uma semana tentando aperfeiçoar-se na técnica, fazendo um curso midiaticamente chamado de "Avatar" – referência ao blockbuster de James Cameron. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
"A gente desenvolve [uma técnica] para poder falar com as pessoas onde a gente não estiver", explica ele, que é candidato à reeleição.

Segundo Cherini, a "transmutação de consciência" é "a coisa mais simples do mundo". "No futuro nós vamos falar entre as pessoas sem aparelho celular. Alguém já não te telefonou depois de você pensar nessa pessoa?"

Cherini cita, sem detalhar, supostos estudos científicos que teriam comprovado que as pessoas têm capacidade de antena "20 mil vezes maior do que a do rádio e a da TV". É o que lhe dá a certeza de que é possível conquistar votos com concentração. "Sou fruto disso, desde 1993 não perco uma eleição nem gasto muito dinheiro em minhas campanhas." Na última, conforme o TSE, foram R$ 152 mil.

Ele relatou à que numa das campanhas sua propaganda tinha duas lâmpadas desenhadas: uma apagada e outra, de cor amarela, acesa. "Aí eu mentalizei durante a madrugada da eleição que as pessoas precisavam me colocar dentro da lâmpada acesa. Eu sempre medito na madrugada da eleição a partir das 4h. Muitas pessoas me ligaram depois para dizer que iriam votar em outro candidato e decidiram na última hora votar em mim."