sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo lança Campanha Contra Aftosa na Bahia em 2011

“Pra valer a vacinação tem que ter declaração”.

Esse é o slogan da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2011, que será lançada nesta sexta-feira (29), às 17h30, pela Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no Parque de Exposições de Irecê.

Até o dia 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estrategicamente localizados nos municípios baianos.

Na última etapa da campanha, em novembro do ano passado, o índice de imunização dos animais alcançou 97,93%, registrando um número recorde de vacinação do rebanho baiano estimado em cerca de 10,5 milhões de cabeças.

Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a Bahia vem, gradativamente, ampliando os índices de vacinação, ressaltando ainda o esforço dos pecuaristas pela defesa agropecuária. “Os números mostram um trabalho sério e em conjunto entre os diversos parceiros dos setores público e privado, no sentido de oferecer as ferramentas necessárias à sustentabilidade da pecuária na Bahia”, salienta o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente, demonstrando o fortalecimento da defesa agropecuária baiana.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apóia as atividades da Adab e ressalta que a Secretaria da Agricultura, através da Adab, vem cumprindo com o seu papel em suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNFA). “Os resultados refletem a qualidade da agropecuária baiana, a parceria com as entidades ligadas ao setor e a competência das ações que a defesa sanitária na Bahia é capaz de realizar”.

Fonte. Agecom Bahia

Riahão do Jacuípe: Carro da repórter Alana é incendiado

O fato aconteceu quarta-feira, 27 , por volta das 22h quando Alana se encontrava na casa de uma prima no Bairro da Barra do Vento, escutou gritos de vizinhos, ao sair na rua, ela se deparou com muita fumaça saindo do carro, ao abrir a porta do veiculo Ford Fiesta p/p JOR-6216 havia labaredas de fogo, que já tinha consumido os bancos, volante, forro do teto, e todas as partes plásticas do interior do veiculo, um vizinho e os parentes da repórter com baldes de água conseguiram debelar o incêndio.
Adrielle encontrou no carro uma garrafa de 600ml de álcool, usado em limpeza domestica, a porta do veiculo foi forçada, dando acesso aos vândalos consumarem o fato, muito nervosa Alana acionou a Policia Militar através do 190, segundo vizinho da prima de Alana, foi ouvido barulho de uma moto se afastando do local minutos antes de uma criança da casa da frente perceber a fumaça, a mesma avisou ao pai o senhor José que rapidamente chamou Alana na casa de sua prima Fernanda, o mesmo senhor José foi que heroicamente se arriscou em abrir a porta do veiculo e jogar um balde de água, o fogo ainda reagiu, mas após mais dois baldes cedeu, o veiculo foi encaminhado para Delegacia Civil onde será periciado, segundo a proprietária o mesmo possui seguro.

Fonte. O povo quer saber

Ipirá- Ex-prefeito é condenado pelo MP por irregularidade com verba do MIN

A Justiça Federal condenou Luiz Carlos Santos Martins, ex-prefeito de Ipirá, na microrregião de Feira de Santana, por atos de improbidade administrativa cometidos na época em que era gestor da cidade.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2006 pelo fato de o ex-prefeito não prestar contas da devida aplicação de 150 mil reais que recebeu do Ministério da Integração em 2001. A verba destinava-se à reconstrução de 24 casas populares no município.

Em novembro de 2002, uma vistoria realizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) constatou que apenas dez das 24 casas foram edificadas, todas em desconformidade com o projeto proposto. Além disso, verificou-se que a obra não alcançou o benefício social esperado.

Condenação
O ex-gestor foi condenado ao ressarcimento integral do valor aos cofres públicos mais o pagamento de multa equivalente a cinco vezes a remuneração que recebia na condição de prefeito.

Além disso, Martins teve os direitos políticos suspensos por três anos e ficou proibido de contratar com o poder público e dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo mesmo período.

Fonte. Interior da Bahia

No Brasil, quase 14 milhões com 15 anos de idade ou mais não sabem ler nem escrever

O país ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta. A revelação está no Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar da queda de quatro pontos percentuais –no Censo de 2000, o índice era de 13,6%– quase 14 milhões de (13.940.729) brasileiros ainda não sabem ler nem escrever.

A maioria dos analfabetos do país está no Nordeste. Sozinho, ele concentra 53,3% (7,43 milhões) do total de brasileiros que não sabem nem ler nem escrever. Esse percentual é maior do que em 2000, quando era de 51,4%.

Quando são considerados apenas os habitantes da região, o índice de analfabetismo é de 19,1%. O Nordeste também tem o Estado na pior situação: 24,3% dos habitantes de Alagoas (537 mil em 2,21 milhões) são analfabetos. Em 2000, eram 33,4%.

A região Centro-Oeste, no entanto, continua com o menor total de analfabetos dentre todos os habitantes do país –5,5%, apesar do aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2000. A região com menos analfabetos entre a própria população é a Sul, com 5,1% (índice que era de 7,7% há dez anos). O Distrito Federal continua como a unidade da federação com a menor taxa: 3,5% em 2010, 5,7% em 2010.

Os dados de analfabetismo ainda são preliminares. Segundo o IBGE, eles são números puros e podem sofrer alterações.

Fonte. Uol noticias

Mais um bebê é encontrado morto

Um recém-nascido foi encontrado morto dentro de uma sacola de mercado, às 8h20 desta sexta-feira (29), na zona norte de São Paulo.

O corpo estava na avenida General Penha Brasil, altura do Nº 1.040, na Vila Nova Cachoeirinha.De acordo com informações da Polícia Militar, uma pessoa passava pelo local e viu o recém-nascido, e então acionou a PM.

O local estava sendo preservado, por volta das 10h20, por agentes da corporação. O caso foi encaminhado para o 72º DP (Vila Penteado).

Centro.Na segunda-feira, um bebê morto foi encontrado dentro de um saco de lixo na rua Guaianases, na altura do número 1446, em Campos Elíseos, região central de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, uma funcionária da limpeza de uma empresa próxima ao endereço achou o bebê enquanto mexia na caçamba de lixo. A idade da criança não foi revelada e ninguém foi preso.
Abandonos. Nas últimas duas semanas, pelo menos três bebês foram abandonados no Estado de São Paulo. Na terça-feira (26), na zona norte da capital, um recém-nascido de um mês foi localizado no quintal de uma casa. Com ele, foi encontrado um amontoado de roupa. Não há informações sobre o paradeiro da mãe.

Fonte. r7.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Por volta das 14 horas foi localizado, detido e conduzido ao Complexo Policial local, JOÃO DA SILVA, 31 anos, companheiro de Silvana, o mesmo assumiu

Salvador - O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou uma mulher porcrime de preconceito de raça ou etnia contra indígena, cometido na época emque era síndica de um condomínio em Salvador.

Segundo a vítima, que sedeclara guarani M'bya, as ofensas começaram quando ela passou a usar trajestípicos um ano após mudar-se para a nova morada.

Conforme a sua tradiçãoindígena, quando um índio se muda de um local para outro, ele só usavestimentas características após o primeiro ano, pois esse período éconsiderado de adaptação, como estratégia de sobrevivência.

A então síndica por diversas vezes teria praticado preconceito de raça ouetnia contra a inquilina, tentando dissuadi-la a deixar de usar trajestípicos indígenas e, ainda, a residir em outro local. Além disso, teriacomparado os índios a macacos e acusado a vítima do sumiço de móveis docondomínio.Em depoimento, a síndica negou a acusação.

Na ação penal, o MPF pede a condenação da acusada nas penas previstas na Leide Crime Racial (7.716/89) por praticar, induzir ou incitar a discriminaçãoou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A penapara esse tipo de crime é a de reclusão de um a três anos e multa. O MPFtambém requereu a fixação do valor mínimo do dano moral causado à vítima.Segundo o procurador Vladimir Aras, até pronunciamento final do PoderJudiciário, prevalece em favor da acusada a presunção de inocência, nostermos da Constituição.

Fonte. Jornal da midia

Campo Formoso: Casal é preso por tráfico de drogas

Por volta das 12h30min, de ontem, 27 após denuncia anônima através do telefone 190, informando que na Rua Irmã Dulce, havia um casal vendendo drogas em sua própria residência.

Foi realizada diligência e no endereço informado pela denúncia, foi encontrada SILVANA SANTOS BONFIM, 33 anos, residente no bairro São Francisco, Campo Formoso, e no local foram encontrados:
01 (uma) pequena certa de maconha em uma sacola plástica e 05 (cinco) cigarros prontos para o consumo.
Por volta das 14 horas foi localizado, detido e conduzido ao Complexo Policial local, JOÃO DA SILVA, 31 anos, companheiro de Silvana, o mesmo assumiu ser o dono do produto apreendido em sua residência, o referido acusado também responde processo por furto.


A acusada juntamente com o produto apreendido foi conduzida e entregues na Delegacia de Policia Civil em Campo Formoso.


Fonte. O povo quer saber

Adolescente é apreendido sob acusação de estuprar irmãs e prima em Cruz das Almas

O jovem, que não teve o nome revelado, tem cinco irmãos, sendo que quatro são meninas, com idades entre 10 e 15 anos.

Um adolescente de 16 anos está detido na delegacia da cidade de Cruz das Almas, localizada a 146 km de Salvador, sob acusação de ter violentado duas irmãs e uma prima. De acordo com informações do Voz da Bahia, o jovem, que não teve o nome revelado, tem cinco irmãos, sendo que quatro são meninas, com idades entre 10 e 15 anos.

A delegada Ívia Vidal informou que, além da violência sexual, as crianças também eram submetidas a espancamentos e ameaças. De acordo com uma agente da delegacia, na última sexta-feira (22), as vítimas se organizaram e tentaram fugir de casa, mas foram vistas por uma vizinha que chamou a polícia. Os agentes encaminharam as crianças à delegacia, onde toda a história foi revelada.

Ainda de acordo com a delegada, o pai do acusado sabia de toda a situação, mas jamais interferiu nos atos praticados pelo filho. Ele responderá criminalmente pela omissão. A mãe das crianças sofre de problemas mentais.

Em depoimento na delegacia, o rapaz confessou os crimes. Ele permanece custodiado na unidade policial e, através de solicitação de um promotor do Ministério Público Estadual, deverá ser transferido para o Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) da cidade de Feira de Santana.

Fonte. Correio da Bahia

Wagner muda o visual tirando a barba no próximo dia 8 no Calabar

O governador Jaques Wagner definiu o dia em que, após 34 anos, irá retirar a barba.


O evento acontecerá no bairro do Calabar, que recebeu na última quarta-feira (27) a primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador, A barba será retirada no dia 8 de maio, em pleno domingo do Dia das Mães.



Ainda não foi definido quem será o barbeiro a executar a tarefa, que vai mudar o visual do governador petista.No entanto, barbeiros do bairro torcem para ser o escolhido. Tudo pode acontecer.



Inclusive, a barba pode ser retirada pelo próprio Chefe do Executivo.


A Gillette pagará R$ 500 mil pelos fios brancos da face do governador, que exigiu a aplicação dos recursos na Bahia, por meio do Instituto Ayrton Senna.


Fonte. Tribuna da Bahia

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carro tem motor lançado a cerca de 15 m após batida

Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da zona sul

Um carro teve o motor lançado a cerca de 15 m de distância, após um acidente, na avenida Roque Petrônio Jr., no Morumbi, na zona sul da capital paulista, nesta quarta-feira (27).

A batida teria sido tão forte que foi capaz de fazer com que o motor do carro se desprendesse do veículo. Segundo a Polícia Militar, duas pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região.

Fonte. r7.com

Número de pessoas desabilitadas nas rodovias aumenta

A Polícia Rodoviária Federal alerta para o aumento do número de pessoas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação nas rodovias federais da Bahia.

Somente este ano, 10,40 % das notificações extraídas tiveram essa motivação. De janeiro até ontem (26/04), foram flagrados 4.447 pessoas trafegando sem o documento.

A região campeã dessas autuações é a Delegacia de Simões Filho, que corresponde às BRs 324 e 101, com 1.438 autuações, seguida da Delegacia de Feira de Santana, que compreende a BR 116 norte e sul, com 946 autuações e da Delegacia de Eunápolis, que compreende as BRs 101 sul e 367 com 420 autuações.A CNH, também conhecida como carta/carteira de motorista, carta/carteira de habilitação ou habilitação, é o nome dado ao documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres. Portanto, seu porte é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo.

Além do risco iminente de provocar acidentes com vítimas graves e, muitas vezes, fatais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 309, o condutor que for flagrado dirigindo sem a CNH está gerando perigo de dano a outras pessoas e responderá por crime de trâsnsito com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa.Apenas ontem, duas pessoas foram presas, nos municípios de Poções e Simões Filho, as quais dirigiam sem a carteira de habilitação e uma outra pessoa foi presa em Conceição do Jacuípe por uso do documento falso.

Fonte. Tribuna da Bahia

Após tomar gravador, Requião diz que sofre bullying

Ao mesmo tempo em que o Sindicato dos Jornalistas de Brasília protocolava no Senado uma representação contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que na segunda-feira, 25, tomou o gravador de um repórter e apagou seu disco de memória, o parlamentar foi à tribuna dizer que é vítima de "bullying" - a palavra de origem inglesa da moda, que significa o assédio e a violência de uma pessoa mais forte sobre uma mais fraca.

"Acho que é um momento correto para resolvermos esse problema e acabarmos com o abuso, com esse verdadeiro bullying que sofremos, nós, os brasileiros, parlamentares ou não, nas mãos de uma imprensa, muitas vezes, absolutamente provocadora e irresponsável", disse Requião no discurso.

Na segunda, ao entrevistar Requião, o repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, perguntou sobre a aposentadoria de R$ 24 mil que o senador tem como ex-governador do Paraná. Dizendo-se provocado, Requião tomou o gravador do repórter.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou a atitude de Requião. "Condenável em qualquer cidadão, o impedimento do livre exercício da atividade jornalística foi agravado neste caso pelo fato de ter partido de um homem público, em total desacordo com as mais básicas normas de civilidade e da convivência democrática", diz o presidente da entidade, Francisco Mesquita Neto.

Fonte. Jornal à tarde

PF faz operação para prender criminosos acusados de fraudes de R$ 120 milhões contra o INSS



A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação "Highlander", que tem como objetivo desarticular uma quadrilha acusada de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Rio de Janeiro.

Os agentes trabalham para cumprir 12 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra um grupo que já teria causado um rombo de mais de R$ 120 milhões aos cofres da Previdência Social -- cerca de R$ 600 mil mensais.


O prejuízo estimado pela investigação da PF seria retroativo apenas a 1994, sem contabilizar juros e correção monterária. A polícia acredita que o grupo de fraudadores agiu entre 1983 e 1994, período no qual o sistema da Previdência Social ainda não era informatizado.


A operação "Highlander" foi articulada pela Delegacia de Polícia Federal em Niterói, na região metropolitana do Rio, em conjunto com o Ministério da Previdência Social. As investigações começaram em 2009 e envolvem 135 agentes, segundo a PF.


O foco inicial dos investigadores era apurar a existência de uma quadrilha que teria centenas de cartões de benefícios previdenciários. A informação chegou à Polícia Federal por meio de denúncia anônima.


Beneficiários fictícios


O esquema da quadrilha era estruturado na criação de beneficiários fictícios e só era possível antes do processo de informatização do sistema da Previdência Social. Os fraudadores do INSS reaproveitavam os benefícios já cessados e manipulavam os dados.Para perpetuar o faturamento ilícito, os criminosos alteravam periodicamente as datas de nascimento dos beneficiários fantasmas.


Fonte. Uol noticias

Primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador é inaugurada no Calabar

A primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador foi inaugurada nesta quarta-feira (27) no bairro do Calabar.

Com um efetivo de 120 policiais militares, a unidade vai funcionar, provisoriamente, no prédio da Associação de Moradores. Além de atender aos moradores do bairro, o equipamento vai beneficiar também os residentes do Alto das Pombas.

Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, essa é a primeira de quatro unidades que vão funcionar em Salvador. Também estão previstas bases para os bairros Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário.

A implantação das bases é uma das ações previstas pelo programa Pacto pela Vida, do governo estadual, que tem a finalidade de reduzir os índices de crimes contra a vida. O programa combina maior eficiência na área da segurança, a atuação conjunta de órgãos de diversas esferas de poder na prestação de serviços públicos e a colaboração da sociedade com sugestões e críticas sobre os problemas das comunidades.

De acordo com o governador Jaques Wagner, o Estado planeja a instalação da base há muito tempo. "Além de proporcionar segurança pública, queremos que o Calabar seja um bairro livre do analfabetismo. Agora, com a base, as pessoas estão andando mais tranquilas e com mais mobilidade pelo bairro, demonstrando resultados positivos do programa".

A cerimônia também contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Fonte. Agecom Bahia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mulher, aos prantos, invade gabinete de Dilma, mas é impedida por seguranças

Uma mulher que se apresentou como Eliane dos Santos Silva driblou nesta segunda-feira (25) a segurança do Palácio do Planalto e tentou subir a rampa que dá acesso ao gabinete da presidente Dilma Rousseff.

Ela foi detida pelos seguranças enquanto pedia, aos berros, para falar com a presidente e reivindicava habitação para a população de baixa renda na cidade onde mora, São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

“Todo mundo tem direito à habitação. Eu sou mãe de três filhos. Direito para pobre, não tem. Para rico, sempre arranja uma brechinha. Todo mundo aqui pensa que pobre é burro”, disse, aos prantos, com um dos filhos no colo.

Eliane entrou no Palácio do Planalto como visitante e subiu para o segundo andar, onde fica o Salão Nobre, local onde o ex-vice-presidente José Alencar foi velado no final de março. Quando tentava subir a rampa que dá acesso ao gabinete de Dilma, ela foi impedida pelos seguranças.

A mulher foi encaminhada para uma sala no primeiro andar do Palácio do Planalto, onde foi recebida por assessores da Secretaria-Geral da Presidência. A Presidência informou que Eliane dos Santos foi liberada e que seu pedido sobre habitação para a população de baixa renda será encaminhado a assessores de Dilma Rousseff.


Informações do G1, em Brasília (Foto: Dida Sampaio/Agência Estado).

Fonte. Interior da Bahia


Última fábrica de máquinas de escrever do mundo fecha as portas

A Godrej and Boyce, a última empresa no mundo que ainda fabricava máquinas de escrever, fechou as portas em Mumbai, Índia. Apenas 200 máquinas restam no estoque da empresa. "Não estamos mais recebendo pedidos", disse o gerente da fábrica, Milind Dukle, ao jornal indiano Bussiness Standard.

Embora as máquinas de escrever tenham se tornado obsoletas na maior parte do ocidente, elas ainda eram comuns na Índia. Contudo, a demanda caiu vertiginosamente nos últimos dez anos na medida em que usuários trocaram as engenhocas por computadores.

A partir do ano 2000, as empresas que ainda fabricavam máquinas de escrever foram fechando as portas no país, exceto a Godrej and Boyce. De acordo com Dukle, até 2009, a empresa fabricava de 10.000 a 12.000 máquinas por ano. Agora a companhia irá se concentrar em fornecer equipamentos para o governo.

A empresa ainda possui 200 modelos em estoque, a maioria com teclas no alfabeto árabe. A fábrica indiana começou a produção na década de 1950, quando o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru descreveu a máquina de escrever como o símbolo da independência e da industrialização indiana. Até a década de 1990, a Godrej and Boyce ainda vendia 50.000 modelos por ano. Em 2010, foram vendidas apenas 800 máquinas.

A primeira máquina de escrever comercial foi fabricada nos Estados Unidos, em 1867, e até a virada do século se transformou no modelo padronizado, incluindo o teclado QWERTY, que se usa em diversos países, inclusive no Brasil.

Fonte. Veja Abril

Última fábrica de máquinas de escrever do mundo fecha as portas

A Godrej and Boyce, a última empresa no mundo que ainda fabricava máquinas de escrever, fechou as portas em Mumbai, Índia. Apenas 200 máquinas restam no estoque da empresa. "Não estamos mais recebendo pedidos", disse o gerente da fábrica, Milind Dukle, ao jornal indiano Bussiness Standard.

Embora as máquinas de escrever tenham se tornado obsoletas na maior parte do ocidente, elas ainda eram comuns na Índia. Contudo, a demanda caiu vertiginosamente nos últimos dez anos na medida em que usuários trocaram as engenhocas por computadores.

A partir do ano 2000, as empresas que ainda fabricavam máquinas de escrever foram fechando as portas no país, exceto a Godrej and Boyce. De acordo com Dukle, até 2009, a empresa fabricava de 10.000 a 12.000 máquinas por ano. Agora a companhia irá se concentrar em fornecer equipamentos para o governo.

A empresa ainda possui 200 modelos em estoque, a maioria com teclas no alfabeto árabe. A fábrica indiana começou a produção na década de 1950, quando o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru descreveu a máquina de escrever como o símbolo da independência e da industrialização indiana. Até a década de 1990, a Godrej and Boyce ainda vendia 50.000 modelos por ano. Em 2010, foram vendidas apenas 800 máquinas.

A primeira máquina de escrever comercial foi fabricada nos Estados Unidos, em 1867, e até a virada do século se transformou no modelo padronizado, incluindo o teclado QWERTY, que se usa em diversos países, inclusive no Brasil.

Fonte. Veja Abril

Albinos recebem apoio da prefeitura de Miguel Calmon

Embora presentes nos mesmos espaços sociais onde convivemos, a invisibilidade social dos albinos ainda é uma questão preocupante. Portadores de uma doença congênita caracterizada pela falta de melanina (responsável pela pigmentação da pele) e que atinge também os olhos e os cabelos, os albinos lutam para garantir espaço e inclusão numa sociedade ainda preconceituosa.

E foi pensando nisso, que a Prefeitura Municipal de Miguel Calmon, preocupada com o bem-estar de toda nossa gente, resolveu, através da Secretaria Municipal de Saúde, apoiar e assegurar uma ampla proteção aos albinos do nosso município, que totaliza um grupo de 13 (treze) pessoas, com a distribuição mensal gratuita de protetor solar, já que os portadores de albinismo são extremamente vulneráveis aos raios solares. Além disso, é constante o apoio com transporte e estada em Salvador para realização de consultas oftalmológicas e dermatológicas.

A medida é salutar, mas muito ainda pode ser feito. Por isso, a Prefeitura de Miguel Calmon não fecha os olhos para essa situação e no último dia 11 beneficiou os albinos calmonenses com a doação de óculos. Um gesto simples, mas muito significativo para aqueles que lutam pelos direitos de inclusão e aceitação social.

Para Ariela Sousa de Oliveira, monitora do PETI de Miguel Calmon e presidente do núcleo regional da Apalba em Miguel Calmon, a organização desse grupo em nosso município foi de extrema importância, uma vez que, unidos e bem informados sobre o albinismo, podem com autonomia lutar contra os próprios preconceitos e vencer os obstáculos que a sociedade lhes impõe.

“Os apoios da Apalba (associação de pessoas albinas da Bahia) e do governo municipal, bem como a sensibilidade que a SEMASA expressa diante da nossa situação, contribuem para que estejamos mais fortalecidos diante de uma sociedade, onde muitas vezes somos invisíveis”, diz Ariela, um exemplo de luta dos albinos pela vida sem preconceitos.

Fonte. Tribuna da Bahia

Ipirá comemorou 156 anos de emancipação

Localizado na Estrada do Feijão, próximo a Feira de Santana, o município de Ipirá comemorou no último dia 20 de abril, 156 anos de emancipação política.

Com aproximadamente 80 mil moradores, Ipirá é conhecida por sua forte atividade econômica com produtos em couro, sediando diversas fábricas que atendem o mercado brasileiro e exportam carteiras, cintos e bolsas.

Emancipada em 20 de abril de 1855, pela resolução provincial de nº 520, Ipirá desmembrava-se da cidade de Feira de Santana, tornando-se assim um município independente chamado inicialmente Santana do Camisão. Pelo decreto 7.521 de 20 de julho de 1931, passou a chamar-se Ipirá, nome indígena que significa “Rio do Peixe”.

Em virtude de pedidos da Câmara de Dirigentes e Logísticas (CDL), feirantes e classes produtivas de Ipirá, o prefeito Diomário Gomes de Sá não decretou feriado municipal em comemoração à data, pois, o dia 20 de abril, além de anteceder um feriado de três dias, é o dia da feira municipal que movimenta toda a cidade e região.

O prefeito Diomário Sá, atendeu também aos pedidos da Igreja Católica, que realizou os festejos da Semana Santa no mesmo período, e a prefeitura não realizou nenhuma festa. Assim a data foi marcada com um grande desfile cívico, com a participação dos alunos das escolas públicas da cidade na Avenida César Cabral.

Casas populares - O prefeito Diomário também realizou a entrega de mais 40 casas populares. Dessa vez a Vila Maria foi a contemplada. As famílias receberam suas casas com água, luz e pavimentação. Emocionados, os moradores agradeceram ao prefeito Dió como carinhosamente é chamado, também à Secretária de Assistência Social, Landecy Passos que dedicou tempo integral na realização do sonho destas 40 famílias.

Em breve, novas casas serão entregues. Serão 240 casas do projeto “Minha casa, minha vida”, já prontas e 547 deste mesmo projeto em fase de construção. Além disso, cerca de 100 novas casas estão em fase de acabamento na zona rural e bairros populares da cidade. Habitação sempre foi uma prioridade no governo municipal.

Fonte. Tribuna da Bahia

Pesquisa sobre população com diploma universitário deixa o Brasil em último lugar entre 36 país

Para concorrer em pé de igualdade com as potenciais mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior.

Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Os números se referem a 2008 e indicam que apenas 11% dos brasileiros nessa faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da OCDE, a média (28%) é mais do que o dobro da brasileira. O Chile, por exemplo, tem 24%, e a Rússia, 54%. O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, disse que já houve uma evolução dessa taxa desde 2008 e destacou que o número anual de formandos triplicou no país na ultima década.

"Como saímos de um patamar muito baixo, a nossa evolução, apesar de ser significativa, ainda está distante da meta que um país como o nosso precisa ter", avalia. Para Costa, esse cenário é fruto de um gargalo que existe entre os ensinos médio e o superior.

A inclusão dos jovens na escola cresceu, mas não foi acompanhada pelo aumento de vagas nas universidades, especialmente as públicas. " Isso [acabar com o gargalo] se faz com ampliação de vagas e nós começamos a acabar com esse funil que existia", afirmou ele.

Fonte. cidademarketing

Justiça obriga Prefeitura de Santos a manter creches abertas nas férias

A Justiça determinou que Prefeitura de Santos mantenha abertas todas as creches e pré-escolas municipais durante as férias escolares, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. A decisão beneficia cerca de 7.500 crianças e foi tomada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

O processo foi movido inicialmente em junho de 2009 pela Defensoria Pública, após diversos pais relatarem dificuldades devido ao período de fechamento das creches. A Justiça entendeu que as escolinhas infantis são serviços públicos essenciais.

O texto da decisão judicial afirma que a cidade de Santos possui, em períodos de férias escolares, várias oportunidades de emprego temporário para os pais, o que os obriga a deixarem os filhos nas creches.

- Conforme reconhecido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santos, é imprescindível esse atendimento continuado em unidades de ensino como berçários, creches ou entidades recreativas substitutas da pré escola, durante o recesso escolar e as férias de julho.

A Prefeitura de Santos entrou com recurso contra a decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).

Fonte. R7.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O projeto de Romário

Romário apresentou seu primeiro projeto de lei. Trata-se de uma proposta de alteração nas regras que estabelecem as diretrizes da educação a fim de incentivar a prática de esportes.

O projeto determina, por exemplo, que os professores de educação física tenham formação na área e obriga as escolas a priorizarem investimentos em materiais e quadras poliesportivos.

Por Lauro Jardim

Fonte. Veja Abril

Campanha de vacinação contra gripe começa dia 25

A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (25), em todas as unidades de saúde do município.

A vacina é contra a gripe sazonal, mas também garante imunização contra a gripe H1N1. Neste ano a vacina será estendida para outras faixas etárias, além das pessoas com mais de 60 anos de idade, já contempladas pela rede de saúde pública.

Além dos idosos, serão atendidas crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente, em contato direto com pacientes, pessoas com infecções respiratórias crônicas e população indígena.

A partir do dia 25, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde da rede pública, no horário normal de atendimento. O período de vacinação irá até 13 de maio e, no dia 30 de abril, acontece o Dia Nacional de Mobilização contra Influenza.

Fonte. O povo quer saber

Câmara realiza sessão especial para discutir sobre o trânsito em Ichu

Aconteceu nesta terça-feira (19), uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Ichu para tratar sobre as exigências trânsito que entrarão em vigor neste município.

Além dos Policiais Militares de Ichu, estavam presentes também o Comandante do 16º Batalhão situado em Serrinha Coronel Cloves Santana Vitor e o Comandante da 4ª CIA de Conceição do Coité Capitão Joilson Lessa.


Inicialmente o capitão Lessa falou do prazer em visitar Ichu mais uma vez. Para Capitao Lessa, Ichu é um município ordeiro e tranquilo em relação a outros municípios.


Capitão Lessa disse que a Polícia Militar é parceira da comunidade e deve estabelecer uma ligação com o povo. É necessário que os policiais orientem os moradores sobre a importância do cumprimento da Lei de Trânsito.


Ele citou que em 2006 durante o período da Semana Santa, o número de acidentes de motos com vítimas fatais na área pertencente a 4ª CIA foi superior ao da Região Metropolitana de Salvador, o que é alarmante. Lessa disse ainda que exigir do piloto o uso do capacete, limitar o número de pessoas na moto e proibir que menores de 18 anos utilizem veículos automotores nada mais é que preservar vidas.


Usando a Tribuna o Coronel Vitor agradeceu aos ichuenses pelo convite, falou das atribuições da Polícia e colocou-se a disposição para os questionamentos dos vereadores.


Fonte. Interior da Bahia

Animal na pista provoca acidente fatal com ambulância de Ribeira do Pombal

Na noite da última segunda-feira (18), por volta das 22h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais um acidente com vítima fatal na BR-110, em Ribeira do Pombal.

Uma ambulância (placa NTQ 2918) da prefeitura local que retornava de Salvador com três pessoas, bateu em uma vaca que estava no meio da pista em um local próximo a subestação da Chesf.


De acordo com informações da polícia, a vítima é Luciano Antônio, motorista da ambulância. Mesmo transitando em baixa velocidade, o motorista não conseguiu frear a tempo de evitar a batida. O animal morreu. Os demais ocupantes da ambulância não se feriram.


A vítima ainda foi levada até o hospital da cidade e faleceu no pronto atendimento da unidade. Até o momento, não se conhece a identidade do proprietário do animal. Luciano era funcionário publico há mais de 30 anos, casado e pai de dois filhos.

Fonte. Interior da Bahia

Número de homicídios reduz 16,2% na Bahia no primeiro trimestre de 2011

Os três primeiros meses de 2011 registraram uma diminuição nos números das principais ocorrências policiais, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, somados os dados de todo o estado da Bahia, essa redução chegou a 16,2% no índice de homicídios.

As ações do programa Pacto Pela Vida, que estão em estágio inicial de implantação começam a dar os primeiros resultados. O reforço do policiamento ostensivo em todas as regiões, associado às ações de inteligência e operações policiais, que desbarataram diversas quadrilhas, repercutiram diretamente na redução da criminalidade.

Na categoria de crimes contra a vida, a tentativa de homicídio reduziu 11,8% no estado. Já as principais ocorrências dos crimes contra o patrimônio também diminuíram: roubo a ônibus teve 22,5% de redução no estado; roubo à transeunte baixou em 14,9%; roubo de veículos também diminuiu 12,1% e roubo a bancos registrou uma queda de 10%, sempre comparado aos números de 2010. Por outro lado, o crime de estupro teve uma elevação de 5,7% em toda a Bahia.

Capital também reduz

Em Salvador, os números também caíram. O número de homicídios diminuiu 14,4%. Ao todo, no primeiro trimestre deste ano, houve 392 homicídios, contra 458, em 2010. Queda também nos crimes contra o patrimônio: roubo a ônibus teve uma diminuição de 7,3%; roubo à transeunte reduziu 11,8%; roubo de veículos diminuiu 17,9%. Os dados de tentativa de homicídio tiveram um aumento de 11,2%.

Fonte. Agecom Bahia

Câmara aprova projeto que regulamenta lan houses

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem a regulamentação do funcionamento das lan houses, que passam a se chamar centros de inclusão digital.

O projeto ainda precisa ser votado no Senado antes de virar lei. O texto incentiva a legalização das lan houses e determina que elas criem instrumentos para impedir o acesso de menores a conteúdos adultos.

Fonte. Metropole FM

Material e portal do MEC têm erros de ortografia

Em página que dá acesso à coleção de livros Explorando o Ensino, voltada para professores da educação básica, o portal do Ministério da Educação na internet grafava, até esta segunda-feira (18), o nome da disciplina "lingua portuguêsa" sem acento agudo em "língua" e com um acento inexistente em "portuguesa". O MEC corrigiu à tarde a grafia das palavras, depois de ser procurado pela reportagem.

Na capa do livro de língua portuguesa, disponível para download no portal, a palavra "lingua" também aparecia sem acento.

O arquivo foi tirado do ar momentaneamente e voltou a estar disponível hoje, com a ortografia correta na capa, informou a assessoria do ministério.

O MEC não quis divulgar quem são os responsáveis pelo conteúdo do portal, nem desde quando o erro estava no ar. A assessoria limitou-se a dizer que "o portal está em constante processo de atualização e revisão".

O órgão também não respondeu se os livros com o erro na capa foram impressos. No próprio portal, porém, um texto diz que o material deve chegar a todas as escolas da rede pública do país no início do segundo semestre. O ministério não informou se vai ter de refazer as capas.

Fonte. Folha.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Haddad: formação e remuneração serão principais metas do PNE

O ministro da Educação, Fernando Haddad, considera como principais metas do novo Plano Nacional de Educação aquelas que estão relacionadas à formação e à remuneração de professores. "Se fosse apontar as metas que mais dialogam com os principais problemas da educação brasileira, diria que são as metas relacionadas ao magistério, no que diz respeito à formação e à remuneração", afirmou o ministro, após participar de audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O Plano Nacional de Educação, cujos objetivos deverão ser alcançados até 2020, traz duas metas relacionadas à formação de professores: garantia, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, de que todos os professores da educação básica passem a ter formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; e a diplomação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e a garantia a todos de formação continuada em sua área de atuação.

Em relação à remuneração, o plano prevê a valorização do professor da educação básica, a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de 11 anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente; e a garantia, no prazo de dois anos, da existência de planos de carreira para os profissionais em todos os sistemas de ensino.

Fonte. Terra

Governo do Estado firma parcerias em visita à China

O governador Jaques Wagner falou hoje sobre os acordos firmados com empresas chinesas, nos setores agrícola, automotivo, minério de ferro, ciência e tecnologia.

Uma das principais definições resolvidas durante a viagem, foi de um investimento total de R$ 4 bilhões para implementação de um parque industrial de esmagamento de soja e produção de derivados no município de Barreiras.

“Pra mim foi muito importante, para o Estado também, fui o único governador convidado a acompanhar a presidente nesta missão. Nós acabamos assinando um acordo com a Red Dragon Fly, que é uma empresa grande, que vai estar lá no oeste da Bahia. É uma processadora que terá capacidade de processar ate 1,5 milhão de toneladas de soja por ano.

Sá para ter uma idéia, a Bahia produz hoje 3,5 milhões de soja”, relatou Wagner. Ele revelou ainda que uma próxima viagem já está prevista. “Está praticamente certo que daqui a seis meses acontecerá uma outra viagem para a China, para tentar fechar outros empreendimentos da mesma província”, concluiu o governador.

Fonte. Metropole

Justiça suspende aumento da Embasa

O juiz Ricardo D''Ávila, da quinta Vara da Fazenda Pública de Salvador, concedeu ontem uma liminar que suspende o reajuste de 13,6% da Embasa para a tarifa de água.

O pedido foi impetrado pelo Democratas, na semana passada. A suspensão é parcial e determina que seja mantido o reajuste de cerca de 6,2%. Para o juiz, como se trata de um serviço público a ampliação do sistema não deve ser financiada pelo usuário.

O deputado estadual do DEM, Bruno Reis, participou hoje de programa da Rádio Metrópole falou sobre a liminar. “Como deputado da oposição, havíamos ingressado, na semana passada, através do DEM, com mandado de segurança coletivo solicitando a suspensão do aumento da Embasa, previsto para 1º de maio, de quase 14%.

O juiz Ricardo D’Ávila entendeu nossos argumentos, que considerava um aumento abusivo, e concedeu a suspensão”, disse o deputado.

Fonte. Metropole FM

Em países onde a educação vai bem, a carreira de professor é valorizada

A receita do sucesso nos países onde os alunos recebem os melhores resultados nos testes padronizados internacionais, como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), está no aumento de salário e na oferta sistemática e estruturada de treinamento profissional dos professores, segundo reportagem de Juliana Doretto publicada na edição desta segunda-feira da Folha.

Em Cingapura, por exemplo, que ocupa a segunda posição no ranking de matemática do Pisa, os professores começam a ensinar pelo mesmo salário de um engenheiro contratado pelo governo --cerca de US$2.500 por mês.

Fonte. Folha de São Paulo

segunda-feira, 18 de abril de 2011

''ANP vai fechar convênios de fiscalização e controle de combustíveis na Bahia''

O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, concedeu uma excelente entrevista hoje, no Jornal da Bahia no Ar, para Nardele.

Ele falou sobre dois convênios que a ANP vai firmar com o Estado da Bahia amanhã, aqui em Salvador. Segundo Lima, o primeiro deles é sobre fiscalização de combustíveis e o segundo trata do controle dos royalties que são calculados pela ANP e pagos à Bahia.

No caso da fiscalização, ele explicou que a “ANP vai dar a alguns funcionários da Secretaria da Fazenda na Bahia e de outros setores do Estado, um treinamento sobre fiscalização de combustíveis. Em relação ao controle dos royalties, o objetivo é comprometer à mesma Secretaria com os cálculos que são feitos mensalmente na Agência para eles acompanharem se os cálculos estão corretos ou se prejudicam esses estados.

“É um convênio que garante ao Estado um certo controle sobre os recursos que eles vão receber”, explicou. Ao ser questionado sobre o preço dos combustíveis, Lima justificou que a ANP não pode controlar isso, mas que ao ver indícios de cartel deve informar ao Ministério da Justiça, que é o órgão responsável por esse monitoramento. Nardele também falou sobre política com o diretor e indagou sobre possível candidatura dele à Prefeitura de Salvador em 2012. “Eu acho uma boa! A idéia do PcdoB ter candidato já é centrada. Achamos que isso diz respeito à nossa historia na Bahia. Sobre o nome a ser lançado, ainda tem que se discutir, mas Alice é uma possibilidade grande”, concluiu.

Fonte. Metropole FM

Aécio Neves tem carteira de motorista apreendida em blitz da Lei Seca, no Rio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida em uma blitz da Lei Seca, na madrugada deste domingo, na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

O político mineiro se recusou a fazer o teste do bafômetro e estava com a CNH vencida. O documento foi apreendido e o senador foi multado em R$ 957,70.


De acordo com o governo do Estado do Rio, o senador chamou um amigo para dirigir a Land Rover que guiava e foi liberado. Neves terá de se dirigir ao Detran-RJ para renovar o documento de habilitação e pagar a multa.


Lei Seca


A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da capital fluminense, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Lançada em 19 de março de 2009, a ação visa coibir o consumo de álcool no trânsito.

Deste então, os agentes realizaram 428.712 testes com o bafômetro. Desse total, 4.168 condutores sofreram sanções administrativas e 1.501, criminais. Tanto a recusa do teste de bafômetro quanto dirigir com carteira vencida são infrações gravíssimas, que dão 7 pontos na carteira.


Veja na íntegra a nota enviada pela assessoria do senador:


Na noite deste sábado para domingo (17-04-11), o senador Aécio Neves jantou nas redondezas de seu apartamento no Rio de Janeiro.


Ao retornar à sua residência, foi abordado durante blitz policial quando foi constatado o vencimento da validade do seu documento de habilitação como motorista.


Em respeito à legislação vigente, o senador entregou a habilitação ao agente e, seguindo as orientações recebidas, providenciou um condutor habilitado - um taxista que se encontrava no local - que dirigiu seu veículo até sua residência a poucos quarteirões.


Com relação às notícias veiculadas sobre o uso ou não do bafômetro, essa assessoria informa que, uma vez constatado o vencimento do documento de habilitação e providenciado outro motorista para condução do veículo, o mesmo não foi realizado.


O senador cumprimentou a equipe policial responsável pelo profissionalismo e correção na abordagem feita aos motoristas durante a blitz.


Informações da Agência Estado.

Força-tarefa prende três da quadrilha que assaltou o BB de Uruçuca

Numa ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três integrantes da quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil na sexta-feira (15), no município de Uruçuca, foram detidos no final da tarde de sábado (16).

Adenilton Ribeiro Rodrigues (Negão), Flávio Elias de Souza (Gogoh) e Joilson Pereira Silva (Primo) foram detidos pela PRF e encaminhados à 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itabuna).

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a resposta rápida na captura dos criminosos se deu principalmente por meio da força-tarefa implantada este mês para prevenção e repressão a assaltos a bancos, em que participam, além das polícias Civil, Militar e Técnica, o Ministério Público, a Polícia Federal e a PRF. As diligências continuam para a captura de outros integrantes da quadrilha, já identificados pela polícia.

Fonte. Agecom Bahia

Ponto Novo: Não haverá a Festa de Sábado de Aleluia ...

A tradicional festa Sábado de Aleluia um evento cultural promovido em praça publica há mais de 8 anos onde a queima de Judas(Bonecos da foto) é comparada com as personagens políticas locais após uma picante leitura de um texto em formato de rima que especula de forma humorística a vida de alguém da cidade alem de apresentações musicais desta vez não será realizada pela prefeitura.

Questionada pela não realização deste evento a assessoria de comunicação da prefeitura justificou que com as proximidades da maior e melhor festa da cidade “A festa de maio” que contara com atrações de sucessos, o evento sábado de aleluia não será realizado, porem ainda esta semana acontecera a divulgação oficial da programação da festa de maio 2011. Reportagem: Ailton Cerqueira (PORTAL ACONTECE.NET)

Fonte. Portal acontece

Entra em vigor lei que proíbe sacola plástica em BH

Entra em vigor nesta segunda-feira (18) a lei 9.529/08, que determina a substituição de sacolas plásticas convencionais por produtos ecológicos em lojas e supermercados de Belo Horizonte (MG). A medida vale para farmácias, supermercados, lojas e padarias.

A legislação foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 13. Os consumidores poderão comprar as sacolas biodegradáveis, que causam muito menos danos ao meio ambiente, mas são mais caras do que as de plástico. A expectativa é de que cerca de 450 mil sacolas plásticas deixem de ser consumidas por dia na cidade.

De acordo com o texto da lei, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficará responsável por fiscalizar o cumprimento da norma. Os estabelecimentos que não respeitarem a regra receberão multa de R$ 1.000, dobrada em caso de reincidência. Se a irregularidade persistir, o estabelecimento poderá ser interditado e até mesmo ter o alvará de localização e funcionamento cassado.


Fonte. Portal acontece

Homens invadem casa e matam quatro pessoas na BA

Homens armados invadiram uma casa em Cosme de Farias, em Salvador (BA), no início da noite de domingo (17), e mataram quatro pessoas e feriram outras três. Entre os mortos estava uma mulher grávida de seis meses. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado, o atentado teria sido realizado para matar um suposto traficante. As informações são do Itapoan Online.

Segundo a polícia, os homens armados invadiram a casa, que era do suposto traficante, onde estava acontecendo um churrasco, e começaram a disparar. Três pessoas, entre elas o dono da casa, morreram no local.

As outras quatro pessoas baleadas, entre elas dois menores de idade, foram levadas pela 58ª Companhia Independente de Polícia Militar para o hospital. Lá, uma mulher que estava grávida morreu. Duas pessoas continuam internadas e uma já foi liberada.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.

Fonte. r7.com

Governador participa de encontro com gestores municipais

Promovido pelo TCM em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), acontece nos dias 18 e 19 de abril.

O encontro reunirá prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores públicos baianos para debater a transparência dos gastos públicos e a obtenção de crédito adicional para cobrir despesas com obras e serviços.

OBJETIVO: o evento visa orientar os gestores municipais para o cumprimento da lei complementar 131/2009, que versa sobre a transparência do processo de aplicação dos recursos públicos.

A lei incentiva a participação popular e a realização de audiências públicas para elaboração e discussão de planos, leis de diretrizes orçamentárias e orçamentos; a liberação, em tempo real e em meios eletrônicos de acesso público, de informações sobre a execução orçamentária e financeira para o conhecimento e acompanhamento da sociedade; e a adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda o padrão mínimo de qualidade estabelecido pela União.

Fonte. Agecom Bahia

Governo agenda prova do Enade para o dia 6 de novembro

Inscrição dos estudantes pode ser feita entre 18 de julho a 19 de agosto de 2011

Inscrição dos estudantes pode ser feita entre 18 de julho a 19 de agosto de 2011

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada no dia 6 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

De acordo com a portaria do Ministério da Educação publicada hoje no Diário Oficial, a inscrição dos estudantes poderá ser feita entre 18 de julho a 19 de agosto de 2011, no saite www.enade.inep.gov.br

Serão avaliados os estudantes dos cursos de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.

Alunos dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer a prova.

Ficam dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova.

Fonte. Abril veja

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aluno entra com arma em escola de Eunápolis

Basta acontecer um caso, que diversos outros repercutem. Mais um aluno entrou ontem com uma arma em uma escola municipal de Eunápolis, a 668 km de Salvador.

O adolescente, de 17 anos, foi flagrado com uma arma calibre 32, que estava sem munição. Segundo o delegado Marivaldo Felipe, a polícia foi avisada pelos professores após denúncia de colegas de classe. O adolescente foi liberado.

Na escola, uma funcionária, que não quis ser identificada, disse que a instituição está analisando se o aluno continuará estudando lá.

Fonte. Radio Metropoli

Homem é morto após ataque de abelhas

Antonio Roberto Carneiro, 46 anos, morreu no final da tarde de ontem (11), após ser atacado por abelhas, no bairro Novo Horizonte, no município de Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador

De acordo com informações de populares , a vítima tentou retirar uma colméia que estava em cima de um tanque, quando foi atacado pelas abelhas.

Fonte. Tribuna da Bahia

Homem é preso por explorar sexualmente menor de 12 anos no sul do estado

Um homem foi preso, em flagrante, por abuso e exploração sexual de uma adolescente uma estrada que dá acesso a localidade de “Bisco”.

PRFs do Posto de Camacan, sul do estado, efetuaram a prisão após uma denúncia de um motorista de que supostamente estaria sendo seguido por um FIAT/Palio prata, placa JRI-1207/BA, com os faróis apagados.

Os policiais fizeram buscas em direção a Itabuna e localizaram o veículo, onde encontratam Antônio Pires da Rocha, 34 anos, sob influência de álcool, abusando sexualmente de uma adolescente de 12 anos.

Segundo declaração da menor e posterior confissão do suspeito, ela receberia R$ 5,00 para praticar sexo com o condutor.

Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária local.

De janeiro até ontem, a PRF apreendeu 19 menores vítimas de crimes nas rodovias federais da Bahia, em 2010 esse número foi de 86 menores.

Fonte. Tribuna da Bahia

Morte de motociclistas aumentou 754% em dez anos, mostra pesquisa

Em dez anos, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. De acordo com complemento do estudo Mapa da Violência 2011, divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Sangari, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.

O pesquisador responsável pelo estudo, Julio Jacobo, atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%.

- Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.

Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel.

- Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.

Fonte. R7.com

Sarney vai à luta pelo resgate da própria imagem

O presidente do Senado, José Sarney, encontrou um tema de apelo popular, o desarmamento, e voltou a aparecer no noticiário como legislador preocupado com o bem estar da população. Diante da apatia geral, da ausência de Dilma, que está na China, e da modorra do ministro da Justiça, Sarney roubou a cena e transformou-se no personagem da semana – desta vez, de forma positiva para a própria imagem.

O senador octagenário, cuja carreira ameaçou terminar de maneira nada brilhante por causa do escândalo dos atos secretos, em 2009, agarrou firme a bandeira do plebiscito da proibição do comércio de armas e saiu na frente, antes que algum aventureiro tivesse a mesma ideia. Resultado: desde a última sexta-feira (8) está na televisão, nos jornais e na internet – quase onipresente.

Um detalhe pode ter passado despercebido: a proposta de plebiscito foi apresentada por Sarney na forma de decreto legislativo, isto é, se aprovada pelo Senado e pela Câmara, não vai à presidente Dilma para sanção, e tem efeito imediato. E, claro, paternidade certa: José Sarney.

A prova de que o senador acertou em cheio foi a reação atordoada e quase enciumada de outros atores políticos. O presidente da Câmara, Marco Maia, saiu a campo para lembrar o custo da consulta popular.

- Eu acho muito ruim tomar decisões no calor dos acontecimentos. Só traria gastos para fazer a mesma pergunta.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não arriscou assumir posição antes de falar com a chefe.

Da bancada da bala, Sarney, é claro, recebeu e receberá chumbo grosso. Mas desta vez escolheu estar do lado certo: o da não proliferação de armas. Pode ser o primeiro degrau para a reconstrução da própria imagem.

Fonte. R7.com

Banda larga brasileira é pior que a do Cazaquistão

A banda larga tem se popularizado no Brasil, inclusive com o incentivo criado pelo governo com o Plano Nacional de Banda Larga, mas isso não significa que o serviço oferecido seja dos melhores.

Um estudo realizado pela consultoria Ookla e repercutido pelo Estadão.com.br mostra que nossa web "rápida" ficou pior.

A Ookla analisou 168 países e colocou o Brasil na 76ª posição quanto à velocidade da banda larga. Isso mostra que o país está atrás de países como Gana e Cazaquistão, que ficaram nas 39ª e 52ª colocações, respectivamente.

Quem ficou com o primeiro lugar da lista foi a Coreia do Sul, cuja internet possui velocidade de 37,05 Mbps (megabits por segundo). Enquanto isso, o brasileiro segue com uma internet de 4,79 Mbps.

Fonte. cidademarketing

terça-feira, 12 de abril de 2011

Morro do Chapéu: 15 motos são apreendidas pela PM na zona rural

Uma operação da Policia Militar com apoio da Guarda Municipal de Morro do Chapéu resultou na apreensão de 15 motos adulteradas, os referidos veículos foram encontrados nos municípios de Rosa Benta e Cabeceira do Rio na Zona Rural de Morro do Chapéu.

Segundo o Policial Silvio a operação aconteceu no último sábado numa diligência de rotina que foi realizado nos distritos de Flores, Fedegosos, Dias Coelho, Rosa Benta e Beira do Rio.

Todas as motos serão encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas apurações.

A guarnição foi comandada pelo Sub. Tenente Guedes e contou com as presenças dos policias Silvio, Roberto e Deivison.

Fonte. O povo quer saber

Presos arrombadores de caixas eletrônicos que agem em Nova Fátima e outras cidades

Uma quadrilha especializada em roubo de caixas eletrônicos foi desarticulada, no fim de semana, em Salvador, logo após o arrombamento do cofre de um supermercado no bairro Stella Maris.

Procedente de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, o grupo mantinha esconderijos na capital e em Feira de Santana, onde há cerca de dois meses o delegado Fábio Lordello, coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), passou a investigá-lo.


Miguel Pereira dos Santos, Sérgio Meneguel, Amélia Marta da Silva e Joanita Aline Amador dos Santos foram presos na madrugada de sexta-feira (8), ao serem surpreendidos com R$ 8 mil subtraídos do cofre do estabelecimento.


Os policiais da 1ª Coorpin e da Coordenadoria de Ações Especiais (COE) também apreenderam com o grupo dois revólveres calibre 38, municiados, diversos documentos falsificados, três maçaricos, três cilindros de oxigênio, um botijão de gás, uma furadeira industrial e outras ferramentas usadas para arrombamento de cofres e caixas eletrônicos.


Um Honda Civic, um veículo Corola, um macaco hidráulico, celulares e quatro radiocomunicadores também estavam em poder do grupo, integrado ainda pelos assaltantes de prenomes André e Marcelo, que conseguiram fugir e estão sendo procurados.


Fonte. Interior da Bahia

Prefeituras de Aracatu, Pojuca, Uruçuca e Novo Triunfo oferecem 831 vagas

Interessados em trabalhar no interior devem ficar atentos às vagas oferecidas por prefeituras baianas. As 831 oportunidades têm remuneração de R$ 545 a R$ 4 mil para diferentes cargos de todos os níveis.

A maior oferta é para o município de Aracatu, a 618 quilômetros de Salvador, que abriu processo seletivo simplificado para preencher 358 vagas em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Os salários variam de R$ 545 a R$ 1.620, remuneração oferecida para assistente social. As taxas de inscrição variam de R$ 20 a R$ 50. As inscrições são presenciais, no Centro de Cultura João Alves de Aguiar, localizado na Praça Júlio Silveira Maia.

Mais próximo da capital – a 76 quilômetros – o município de Pojuca também tem edital para seleção de 154 novos funcionários. Os salários chegam a R$ 4 mil. As vagas são para professor, enfermeiros, farmacêutico, fisioterapeuta, médicos, veterinário, dentistas, psicólogos, entre outros.

Interessados podem se inscrever apenas no município, no Centro de Aprendizagem Alternativo Profissionalizante (Ceaap), situado na Travessa Antônio Batista, Nova Pojuca.

Em Novo Triunfo também há chances para todos os níveis. A prefeitura vai contratar 115 profissionais. A remuneração vai de R$ 545 a R$ 1 mil. As inscrições, também presenciais, podem ser feitas em Novo Triunfo, na Travessa Tancredo Neves, Centro. A taxa varia de R$ 30 a R$ 80.

A reabertura das inscrições para a Prefeitura de Uruçuca, situado a 360 quilômetros da capital, amplia o número de vagas na administração municipal. São 204 postos de trabalho para professores do ensino fundamental.

As inscrições podem ser feitas pela internet. Os candidatos já inscritos anteriormente na seleção devem acessar o endereço para inscrições e se recadastrar, confirmando a candidatura. Informações das prefeituras de Aracatu, Pojuca e Uruçuca e Novo Triunfo.


Fonte. Interior da Bahia

Câmara de Madre de Deus vive clima tenso

Na manhã de ontem e numa situação tensa, reassumindo os trabalhos de presidência da Câmara de Vereadores de Madre de Deus, o vereador Jeferson Andrade (PR) que foi eleito por maioria absoluta.

Um grande tumulto provocado pelo ex-presidente, vereador Dailton Filho, que estava na presidência através de liminar. Segundo Jeferson Andrade, o vereador Dailton Filho, incitou pessoas que estavam nomeadas na Câmara municipal, causando grande desordem no prédio do legislativo.

A Confusão- Na manhã do último domingo os vereadores Dailton Filho, ex-presidente e Antônio Carlos, inconformados com a queda da liminar que mantinha Dailton Filho na presidência da casa, invadiram a Câmara, utilizando à força trinta seguranças armados que arrombaram as portas e impediram a entrada de vereadores e do atual presidente Jeferson Andrade eleito em 15 de dezembro 2010.

Os vereadores Anselmo Duarte e Jibson Coutinho tentaram de forma pacífica contornar a situação mais foram agredidos fisicamente pelos seguranças truculentos contratados pelos vereadores Dailton e Antônio Carlos. Anselmo e Jibson registraram a queixa da agressão e realizaram os exames de corpo delito.

A Mesa Diretora é composta pelo presidente Jefferson Andrade (PR), tendo como vice-presidente, Anselmo Duarte da Silva (PHS), 1ª secretária Tânia Maria (PTC) e 2º secretário, Adailton Cosme dos San Santos (PT).

Fonte. Tribuna da Bahia