terça-feira, 10 de maio de 2011

Lapão festeja o seu 26º aniversário

O município de Lapão, a 486 quilômetros de Salvador, comemorou ontem, seu 26º aniversário de emancipação política, e a prefeitura através das secretarias da Cultura e Infraestrutura prepararam uma vasta programação que começou desde a ultima-sexta-feira (7).

As festividades contou com o Encontro dos grupos de Conveniência do CRAS, Inauguração do Estádio Ginásio de Esportes do Parque da Cidade, Inauguração da Quadra Poliesportiva do Bairro São João Batista, Alvorada e a Missa em Ação de Graças na Igreja Católica. Os deputados Pedro Tavares e João Bacelar estiveram no município prestigiando a entrega das obras.

DESCOBRIMENTO - No ano de 1900, Lapão era coberto por caatinga, onde havia muitos animais e abundância de mel, produzido por diferentes espécies de abelhas. cultivar.Ainda em 1900, Herculano decidiu colonizar suas terras, fundando um povoado.

A ocupação de Irecê ocorreu como consequência de movimentos migratórios em busca de terras férteis, água e minérios. A história da ocupação de Lapão está diretamente relacionada à de Irecê, de onde o município foi desmembrado. Herculano queria construir um povoado e para isso não se importava em repartir sua terra, dando um pedaço para quem quisesse construir uma casa, “botar uma roça” ou um criatório de gado.

Pediu aos moradores de América Dourada que avisassem a todos os fazendeiros que moravam em outras regiões e que tinham gado que ele, Herculano, queria fundar um povoado. Estava dando terras para quem quisesse nas proximidades de um rio subterrâneo que ficava embaixo do Lapão.

Com o passar do tempo, a fonte do Lapão começou a atrair dezenas de pessoas. Elas iam se aglomerando no lugar que ainda não tinha capela, nem cemitério, nem higiene, nem estradas. Havia apenas picada ou carreiros por onde transitavam as boiadas, jumentos, cavalos e pessoas, embaixo de uma grande poeira avermelhada.

O gesto benemérito de Herculano, que tinha visão futurista, possibilitou o surgimento e desenvolvimento do núcleo habitacional chamado Lapão. Lapão já nasceu consolidado. Tinha um rio subterrâneo, terras férteis, madeira abundante, muita caça e muito mel. Tinha tudo para sobrevivência de um povo.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário