Mais um Centro Estadual de Educação Profissional será criado no Território do Sisal. A proposta foi apresentada durante o Seminário de Implantação do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo II, realizado na segunda-feira (20), no Colégio Estadual Paulo Freire, em Santaluz. A perspectiva é que o novo Ceep funcione no início do ano letivo de 2012.
A unidade do Campo I Milton Santos funciona em Arataca, Território do Litoral Sul.
O superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Almerico Lima, afirmou que “a transformação do Colégio Estadual Paulo Freire em Centro faz justiça à equipe do colégio, que desde a sua criação, em 2008, atua na educação profissional voltada para as populações do campo.
Além disso, atende à reivindicação dos movimentos sociais de ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio, inclusive na modalidade Proeja médio e fundamental, para atendimento a estas populações”.
O seminário, que reuniu gestores públicos municipais, educadores, trabalhadores, empresários, organizações da sociedade civil e demais atores sociais, que atuam na educação profissional, foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), em parceria com a Direc 12.
Na programação, Almerico Lima falou sobre a concepção da Educação Profissional da Bahia e sobre experiências resultantes da implementação da Política Estadual de Educação Profissional. Também fez uma avaliação quanto aos desafios e perspectivas para ampliação e aprimoramento desta política, em articulação com diferentes instâncias governamentais e não governamentais. A atividade também realizou trabalhos em grupo, que irão abordar diferentes dimensões da Educação Profissional.
Quanto à dimensão socioambiental foi discutida a qualidade de vida do campo (meio ambiente, saúde, segurança, educação, cultura, moradia). Na dimensão econômica e ambiental, abordada a estrutura produtiva do campo (gestão e recursos naturais) e na dimensão socioeconômica, a relação campo e cidade, e agricultura e indústria (produção alimentícia, mineração, produção industrial).
Os grupos também discutiram as dimensões controle social e pedagógica, que envolvem currículos, metodologias e a criação e funcionamento do conselho dos centros de educação profissional.
Fonte. Asecom BA
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