Se mantiver a marca dos anos anteriores, o sistema penitenciário baiano deve ficar mais vazio durante as festas que se aproximam.
Em 2010, a Justiça da Bahia concedeu o benefício de saída temporária para Natal e Ano Novo a 1.353 presos em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Desses, 174 não retornaram aos presídios e foram considerados foragidos.
O número de presos beneficiados também superou a marca dos 1,3 mil em 2009. Hoje, o sistema penitenciário baiano, administrado pela Seap, possui ao todo 10.097 presos, mas ainda não há um número confirmado de detentos que serão beneficiados neste final de ano. A Tribuna tentou contato com a Vara de Execuções Penais, para obter uma estimativa sobre as liberações em 2011, mas os juízes estavam em mutirão por dois dias e não puderam falar com a reportagem.
Um comparativo entre 2009 e 2010 mostra que o número de detentos que receberam o benefício tem aumentado em algumas unidades. Em Salvador, por exemplo, enquanto nenhum preso foi liberado em 2009 na Penitenciária Lemos de Brito, em 2010 o número subiu para 220 detentos que saíram para o Natal e, desses, 34 não retornaram. Ao todo, 1.379 presos foram liberados no ano retrasado e 164 não retornaram ao sistema prisional, segundo dados da Seap.
Fonte. Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário