quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Colocar bebê na creche pode aumentar risco de doença cardíaca


Às mães que trabalham e têm de deixar os pequenos na creche, uma má notícia. De acordo com o psicólogo Aric Sigman, membro da Royal Society of Medicine, passar longos períodos sob cuidado de estranhos nos primeiros anos de vida pode aumentar o níveis de hormônios do estresse, o que resultaria em menor resistência a infecções a curto prazo e em maiores chances de doenças cardíacas tempos depois. Os dados são do jornal Daily Mail.

Em um artigo para a revista The Biologist, o profissional citou estudos que mostram taxas mais elevadas de cortisol (hormônio do estresse) em crianças que vão à creche. Acrescentou que os pequenos privados de atenção da mãe no momento em que o cérebro está em desenvolvimento também podem apresentar mais dificuldades para se relacionar na fase adulta.

Outros profissionais da área discordam ou questionam essas conclusões. "Existe um amplo consenso de que creche influencia os níveis de cortisol a curto prazo, mas não há evidência de que isso tenha consequências prejudiciais a longo prazo", disse o professor de neuropsicologia do desenvolvimento Dorothy Bishop, da Universidade de Oxford.

O psicólogo Stuart Derbyshire, da Universidade de Birmingham, acrescentou que a garotada que frequenta creches pode ter níveis altos de cortisol não por estar estressada, mas porque corre e se movimenta mais.

Fonte. A voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário