No encontro, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, solicitou ao ministro a ampliação das cotas do programa para o estado e apoio na estruturação das políticas públicas estaduais e das cadeias produtivas prioritárias para o estado.
Satisfeito com o desempenho do Garantia Safra na Bahia, Florence prometeu avaliar as demandas da Seagri e disse que a proposta de ampliação das cotas será encaminhada ao comitê do Garantia Safra, em junho deste ano.
Amanhã, o ministro se reúne com o secretário Eduardo Salles na Seagri para avançar nessas questões. Para a coordenadora nacional do Garantia Safra no MDA, Dione Freitas, a Bahia está bem estruturada para fazer a adesão de um número maior de agricultores. Ela salientou que o aumento nas adesões ano a ano reflete o empenho da Bahia, o único estado do País a subsidiar o programa, pagando 50% do valor que cabe à prefeitura e 50% do valor que cabe ao produtor.
Em 2006, a Bahia possuía seis mil agricultores no Garantia Safra. Em 2008, esse número saltou para 15 mil. Em 2009, para 22 mil e, em 2010, para 65 mil. Ao fim da safra 2010/2011, o estado estará alcançando o patamar de 100 mil adesões de agricultores.
A meta da Bahia é atender a todos os agricultores familiares que possuem os critérios para pertencer ao Garantia Safra, o que corresponde, aproximadamente, a 70% (em torno de 380 mil) dos agricultores do semiárido e do Cerrado baiano.
Fonte. Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário