domingo, 26 de setembro de 2010

Encalhe de baleias bate recorde na Bahia

O ano de 2010 já registra um recorde de encalhe de baleias jubarte no litoral brasileiro. Dos 73 encalhes registrados no litoral, 66 ocorrências são da espécie jubarte, segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ). Esse número é cerca de 60% maior do que o registrado em 2007, ano em que ocorreram 41 encalhes da espécie, e era recorde até então.

No ano passado foram registrados 30 encalhes da espécie. Bahia e Espírito Santo são os estados que registraram o maior número de animais mortos. Na Bahia, ocorreram até agora 30 encalhes; e no Espírito Santo, 21. Segundo Segundo o veterinário e coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, as condições de água quente e rasas atraem a espécie para esses estados para o ciclo de acasalamento e reprodução. De acordo com ele, geralmente o encalhe ocorre com o animal morto.

Na Bahia, está o caso mais recente de encalhe de baleia jubarte. Na última quinta-feira (23) um animal vivo encalhou na Praia de Saubara (BA). Segundo o Instituto de Mamíferos Aquáticos da Bahia (IMA), a comunidade tentou o desencalhe com ajuda de redes e embarcações. A baleia voltou ao mar, mas encalhou novamente em Madre de Deus (BA).

Na sexta-feira (24), equipes do IMA estiveram no local, mas o animal tinha retornado para o mar. O IMA e o IBJ ainda não sabem informar se o animal está vivo e estão em alerta caso a baleia volte a encalhar. O veterinário acredita que, até o fim do ano, aproximadamente 80 casos de encalhe sejam registrados.

Fonte: Bahianoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário