Ontem o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no município de Jequié, recebeu, em Brasília, o Selo Educação para a Igualdade Racial 2010, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir).A escola, que está inserida em uma comunidade quilombola, foi selecionada nesta modalidade pela implementação de políticas educacionais curriculares que valorizam e fortalecem a autoestima dos estudantes negros, e está de acordo com a lei nº 10.639/03.
O selo tem o objetivo de contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que chamam a atenção para o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África.
A cerimônia de premiação contará com a presença do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, e de representantes da unidade de ensino. Também o Instituto Anísio Teixeira receberá o selo por ações desenvolvidas com esta temática como a realizações de cursos específicos para educadores.
“Nós empreendemos uma grande mudança na nossa matriz curricular para valozarizar conteúdos ligados ao universo do negro justamente para aumentar a autoestima, para que eles se aceitem como negros”, diz a professora Maria da Conceição Santos Pedroso, do Colégio Duque de Caxias.
Fonte. Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário