quinta-feira, 17 de março de 2011

Curso sobre o uso da mandioca movimenta comunidades

Com o objetivo de incentivar e implantar a mandiocultura na merenda escolar do município de Santana, região oeste da Bahia, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou em fevereiro, na comunidade de Umburanas, o Curso de Culinária de Mandioca.

Com um público-alvo de aproximadamente 75 participantes, entre eles, professores, merendeiras, pequenos produtores rurais e donas de casa, a capacitação contou também com a presença de representantes de outras comunidades do município.

Na oportunidade o prefeito municipal, Marco Aurelio Cardoso, ressaltou a importância dessas capacitações para a região, uma vez que a mandioca é produzida pela maioria dos pequenos agricultores do município. As comunidades precisam se organizar e formar suas associações, facilitando assim, a participação dos pequenos produtores no processo de fornecimento da merenda escolar.

Segundo o consultor do Sebrae, Sândalo Paim, essas alternativas surgem como um agregador de valor à mandiocultura. Durante dois dias de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar alimentos a partir de derivados de mandioca, agregando com isso valor à mandiocultura que é tão comum na região, afirmou Sândalo, que na oportunidade, falou sobre o processo que envolve a produção da merenda escolar e os passos que devem ser dados para que as associações organizadas acessem os programas do PNAE e do PAA da Conab.

Essa iniciativa estimula o empreendedorismo nas comunidades envolvidas, melhora a qualidade da merenda escolar e abre novas perspectivas de negócios para o homem do campo, enfatiza o coordenador regional do Sebrae no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário