sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bahia registra seis casos do tipo mais grave de tuberculose


Pela primeira vez, a Bahia registra casos do tipo mais grave de tuberculose. A doença foi nomeada tuberculose extensivamente resistente, a TB-XDR (sigla inglesa), e começou no Sul da África em 2005. Foram confirmados seis casos no Estado e há mais oito suspeitos. Um dos pacientes morreu antes do resultado dos exames.

Especialistas explicam que a doença é o resultado de sucessivos abandonos do tratamento que dão ao bacilo Mycobacterium tuberculosis resistência a todos os medicamentos utilizados no controle da doença.

Cinco dos seis pacientes diagnosticados com o tipo TB-XDR são soteropolitanos e um deles do norte do Estado. Suas identidades são mantidas sob sigilo. Sabe-se que três deles são de classe média baixa e dois não estavam doentes quando contraíram o bacilo de um colega de trabalho.

Os sintomas da TB-XDR são os mesmos de uma tuberculose comum: tosse persistente durante três semanas, febre e perda de peso. A forma de transmissão também se repete. O bacilo pode ser transmitido pela respiração, tosse e espirro, conforme explica a presidenta da Sociedade de Pneumologia da Bahia (SPB), Tatiana Galvão.

Fonte. A tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário