quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Obras do metrô na capital baiana completam 12 anos

O metrô é curto, mas a história é longa. Este mês o sistema de pouco mais de 12 quilômetros, pensado para ligar a Lapa à Estação Pirajá, completa 12 anos, a contar da data de licitação.

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setin) não sabe informar a data exata do início do processo, mas estudantes da capital resolveram comemorar hoje o aniversário do metrô, cuja obra ainda não foi concluída.

“Como é o Dia do Estudante, resolvemos aproveitar a data”, explicou o secundarista Cícero Cotrim, um dos idealizadores da manifestação organizada pela internet e marcada para as 16h30, no canteiro da Bonocô. Segundo Cícero, a ideia surgiu após uma conversa com um professor sobre a longa e nebulosa história do sistema, alvo de investigações e CPI.

No ano passado, quando investigava um outro caso envolvendo as construtoras que compõem o consórcio de construção do metrô (Metrosal), a Polícia Federal encontrou indícios de superfaturamento, desperdício e falhas de licitação e execução nas obras. A partir daí, o Ministério Público Federal começou a investigar o caso e foi aberta uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia.

Mas, nem um nem outro avançou, graças a uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, que considerou ilegais as provas conseguidas por escuta telefônica. A defesa também alegou que o metrô não era o objeto inicial da investigação e, desde então, o processo corre em segredo de Justiça. Ontem à noite, o governo do estado anunciou que será publicado hoje no Diário Oficial a “adoção da tecnologia metroviária para a Avenida Paralela”, como havia antecipado o governador Wagner após acordo com a prefeitura.

Fonte. Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário