sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PF descobre esquemas de venda de votos de vários políticos baianos

Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais cometidos nas eleições 2010 na cidade de Buerarema.

A delegacia da Polícia Federal em Ilhéus, no sul do estado, deflagrou na manhã desta quinta-feira (9) a Operação Paga, que desvendou um esquema de compra de votos em favor do deputado federal eleito Jutahy Magalhães (PSDB) e da deputada estadual eleita Claudia Oliveira (PTdoB) em Buerarema.

A Polícia Federal cumpre 13 mandados de condução coercitiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Buerarema, Itabuna e Salvador, decorrentes da investigação iniciada em setembro acerca de ocorrência do crime de compra de votos nas eleições deste ano no município.

Buerarema

As investigações identificaram um grupo comandado pelo ex Prefeito de Buerarema, Orlando Filho, o qual orquestrou um esquema de compra de votos e cometimento de demais ilícitos eleitorais para favorecer a dois candidatos a deputados estadual e federal.

No dia do primeiro turno das eleições, foram realizadas buscas na residência do ex prefeito da cidade e mais em dois locais, sendo encontrados envelopes contendo cadastramento de eleitores e quase 40 mil reais para pagamento pelos votos.

Os candidatos beneficiados no esquema de compra de votos foram eleitos com quase a mesma quantidade de votos no município de Buerarema, em número que muito se aproxima aos eleitores cadastrados nas listas apreendidas.

Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário