sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão deixa cidades da Bahia e outros seis estados do Nordeste sem luz


Bahia ficou sem luz no final da noite dessa quinta-feira (3). O problema atingiu boa parte do Nordeste - além da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba foram afetados.

A energia começou a faltar por volta das 23h20 e em alguns lugares começou a voltar a partir das 00h30, e foi restabelecida aos poucos.

De acordo com relatos, faltou energia em capitais nordestinas como Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Recife e Natal. Somente os estados do Maranhão (a terra de José Sarney) e Piauí não foram afetados.

Na Bahia, além de Salvador, que ficou sem energia praticamente em todos os bairros, houve falta energia também em cidades como Feira de Santana, Lauro de Freitas, Jequié, Senhor do Bonfim, Camaçari e Porto Seguro, dentre outras.

De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados. A Chesf não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Coelba, Coelce e Celpe, concessionárias de energia da Bahia, Ceará e Pernambuco, respectivamente, informaram através de assessoria que não têm relação com o apagão e que aguardam pronunciamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as causas da falta de energia. A Coelce ainda garantiu que a causa do apagão não foi originada no Ceará.

Apagão


O país sofreu uma "crise do apagão" em 2002. Represas ficaram vazia por conta de uma falta de chuvas, prejudicando a geração de energia. Com o nível baixo de água nas hidrelétricas, os brasileiros tiveram que racionar energia.

Em 2009, 18 estados ficaram sem energia depois de um problema na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.


Informações do Correio.

Fonte. Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário