sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jazída de Tálio é encontrada em Barreiras Bahia


"No último dia 8 foi anunciada, na Superintendência do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) da Bahia, a descoberta da única jazida conhecida de Tálio, um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, hoje somente produzido na China e no Cazaquistão.
A descoberta foi feita pela empresa Itaoeste Serviços e Participações.A jazida está localizada no território baiano e constitui a única ocorrência mundial conhecida de associação Manganês, Cobalto e Tálio, em ambiente geológico continental, onde se pode considerar o Tálio como o elemento de maior interesse econômico.Segundo a Itaoeste, a reserva de apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa seria suficiente para abastecer todo o consumo mundial, hoje estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos. Além dessa, a Itaoeste detém mais 23 áreas na extensão da jazida.O Tálio é um metal aplicado em soluções de alta tecnologia, de utilização estratégica nas áreas de saúde e energia, por exemplo.
O mesmo é utilizado como contraste em exames cardiológicos por imagem, como elemento supercondutor na transmissão de energia e como material termoelétrico, já que tem capacidade de transformar calor desperdiçado em eletricidade aproveitável.
Esta Jazida permitirá que se produza na Bahia, este raro metal, de imensas possibilidades de aplicações tecnológicas High Tech (Alta Tecnologia), atraindo para o Brasil mais investimentos, e multiplicação de oportunidades de negócios derivados dessa nova produção metálica."
Fonte. Museo geologico da Bahia

11 comentários:

  1. Como o cacau, antes o petrolio e tudo mais, vão levar pra industrializar em outros estados ou paises, e apenas a mão de obra bruta e indispensável vai ficar na Bahia. isto se os pernambucanos não tomarem, pois gosta de tomar tudo da Bahia e dos outros estados do nordeste. Infelizmente nosso politicos são incopententes, para cobrar do governo Fedral o que a Bahia faz juz. Sabem muito bem brigar entre sia. e nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Bom, interessante!So espero, que inicie-se a exploração dessa jazida aqui no oeste da bahia de forma sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Sera se o oeste baiano vai se beneficiar com as riquezas geradas pelo talio?

    ResponderExcluir
  4. Queremos mesmo é a beleza dos Rios de Barreiras, A Tal Reserva fica ao lado de um PARAISO CHAMADO RIO DE ONDAS. Tive lendo sobre o Tálio (é altamente tóxico, em caso de contaminação causa problemas como câncer e outros). Não vamos deixar que a ambição mate mais rios como fizeram com o TIETE e outros.

    ResponderExcluir
  5. PERIGO - Jazida de Talio fica a menos de 100 metros do Rio de ONDAS, que é afluente do Rio Grande, que por sua vez é o Principal Afluente do Rio São Francisco. Ou seja, um errinho e metade do Nordeste é contaminado!
    Acorda galera, apenas 1 porcento da agua doce da Terra AINDA é potável!!!

    ResponderExcluir
  6. EM CASO DE PROBLEMAS COM ESSE TALIO, QUASE "TODO O NORDESTE" SERÁ CONTAMINADO, afinal, A MINA DE TALIO FICA A MENOS DE 100 METROS DE RIO DE ONDAS, QUE POR SUA VEZ DEZEMBOCA NO RIO GRANDE, QUE É O PRINCIPAL AFLUENTE DO RIO SAO FRANCISCO!
    A COISA É SÉRIA GALERA!

    ResponderExcluir
  7. parem de falar merda e vão estudar.

    ResponderExcluir
  8. isso de investimento pro oeste baiano é só fachada..
    vão fazer, como sempre fizeram.. Levar todo o lucro para os grandes empresários e vão deixar só o resto pra gente.

    ResponderExcluir
  9. uma empresa estrangeira que vai fazer a extração do mineral(provavelmente)!
    sera, seeeeera que tem que ser muito inteligente pra perceber que a empresa vai ficar com a maior parte do lucro!
    e o rio de ondas que abastece BARREIRAS vai ficar muito contaminado !!!!!!!!

    ResponderExcluir