A empresária Marizete Carletto (PSL), segunda colocada nas eleições municipais de 2008, venceu a batalha jurídica no início da noite desta quinta-feira (29), quando por 5 votos a 1 ganhou o direito de assumir o comando do executivo de Itamaraju.
Para Dílson Santiago (PT), que supostamente renunciou ao mandato para candidatar-se a deputado estadual, e Pedro da Campineira (PHS), que assumiu o cargo mesmo sabendo do risco eminente da cassação, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi pior do que o previsto, já que o juiz José Wanderlei optou pela cassação.
Os juízes que já tinham votado não participariam novamente, e esperava-se apenas a decisão do juiz José Wanderlei, que havia pedido vista do processo. O juiz decidiu pelo afastamento imediato do prefeito Pedro da Campineira (PHS), punição que deveria ser imposta a Dílson Santiago (PT), que deixou o cargo antes da decisão.
Com esta decisão, o ex-prefeito Dílson Santiago (PT) não poderá ser candidato a deputado estadual (inelegível por 3 anos), a não ser que consiga um recurso posterior na própria Justiça Eleitoral. Dilson Santiago e Pedro da Campineira já haviam sido cassados pela juíza Jeine Guimarães e agora este mesmo entendimento foi seguido pelo TRE. Os dois perderam o mandato por irregularidades cometidas durante as eleições de 2008.
Marizette Carletto (PSL) espera a decisão chegar à Justiça de Itamaraju, responsável pela diplomação, para poder tomar posse em sessão solene na Câmara Municipal.
Fonte. Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário