Em dez dias, Brasil mais que dobra número de pessoas vacinadas contra gripe H1N1Mais de 28 milhões de pessoas já foram imunizadas. Cobertura em grávidas, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos ainda está abaixo da expectativa.
Balanço mais recente do Ministério da Saúde indica que, em uma semana, o número de pessoas vacinadas contra a gripe pandêmica mais que dobrou em todo o país. Até as 9h desta segunda-feira, 28,3 milhões de pessoas haviam se imunizado contra a doença.
No dia 9 de abril, 12,9 milhões de brasileiros haviam tomado a vacina. Em relação aos públicos convocados para as três primeiras etapas de vacinação, a cobertura saltou de 22,1% para 47,5%.O Ministério da Saúde atribui esse crescimento ao sucesso do “Dia D” de vacinação contra a nova gripe, realizado no sábado, 10 de abril.
O evento foi promovido em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Naquele dia, 36 mil postos de vacinação abriram as portas para atender gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos de 20 a 29 anos.
As pessoas desses grupos que ainda não tomaram a vacina têm até a próxima sexta-feira, 23 de abril, para se imunizarem. Na última semana, o país atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% das crianças de 6 meses a 2 anos. Até as 9h de hoje, a cobertura de vacinação, nesse grupo, estava em 86%. Entre os trabalhadores de serviços de saúde, a meta já foi superada, sendo vacinados 100% da população alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário