quinta-feira, 30 de junho de 2011

Carta convocará a trocar identidade

Pelo menos 25 mil baianos vão ser convidados a tirar o novo Registro de Identidade Civil (RIC), que vai substituir as atuais cédulas de identidade. O cartão com um chip que armazena todas as informações da pessoa, como filiação e data de nascimento, é considerado pelos especialistas praticamente à prova de fraudes, o que não acontece atualmente com as carteiras de identidade.

Os primeiros soteropolitanos a ter acesso ao novo sistema vão receber uma correspondência assinada pelo Ministério da Justiça (MJ) e pelo Instituto de Identificação Pedro Melo, indicando que vão poder fazer o novo documento.

Mas, conforme a assessoria de comunicação do MJ, diferentemente do que foi divulgado anteriormente, ainda não há data definida para a convocação, para que não apenas os baianos, mas também moradores do Rio de Janeiro e Brasília – locais selecionados para as primeiras mudanças – recebam a correspondência.

Na primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo, mas o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas. Procurada pela equipe de reportagem da Tribuna, a assessoria do Instituto Pedro Melo, informou que ainda não sabia de nada sobre o novo documento e acrescentou que a confecção vai ser feira pelo governo federal, mas na Bahia, ninguém foi treinado para emitir a nova identidade.

Pelo menos 150 milhões de brasileiros deverão mudar o documento até o ano de 2019. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra. O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão tem de fazer atualmente, principalmente na contratação de serviços, já que possui um chip com os dados da pessoa, informações biométricas e a impressão digital. O armazenamento dos dados vai ser feito pela Casa da Moeda.
Com o RIC, cada cidadão passa a ter um número nacional, baseado em suas impressões digitais, o que evita que ele seja confundido com outra pessoa ou que alguém se passe por outro para cometer crimes.

Feito de policarbonato, o cartão possui várias camadas, alta resistência e durabilidade. É especialmente preparado para o processo de gravação a laser, que proporciona alta qualidade gráfica e dificulta a alteração dos dados impressos.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário