segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saúde realiza vacinação contra pólio e sarampo no dia 18 deste mês

Manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, é o principal objetivo da 1ª Etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite, prevista para 18 deste mês, quando serão imunizadas crianças de 0 a menos de cinco anos. Na mesma ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará a Campanha de Seguimento de Sarampo destinada a imunizar crianças de um a seis anos.

Vacinar, no mínimo 95% do público, em cada etapa da campanha é a meta do Ministério da Saúde. Contra a pólio devem ser imunizadas 1.080.715 crianças. Quanto ao sarampo, a previsão é imunizar 1.324.102, com a estimativa de alcançar, também nesse caso, 95%. As campanhas ocorrerão num sábado em todo o estado em oito mil postos, entre fixos e volantes. As campanhas envolverão cerca de 27.400 trabalhadores e voluntários, além de 2.500 veículos.

Este é o 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem casos da doença no país. O Brasil está livre da pólio desde 1990. A última ocorrência foi registrada em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Atualmente, a estratégia objetiva evitar a reintrodução da doença no território brasileiro, já que em 19 países do mundo ocorrem casos de pólio, entre os quais, o Paquistão, o Congo, o Tajaquistão, o Afeganistão e a Índia.

Fonte. Agecom Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário