quinta-feira, 16 de junho de 2011

Wagner pressiona por fim da guerra fiscal

Os governadores das regiões Norte e Nordeste entregaram ontem à presidente Dilma Rousseff (PT) a Carta de Brasília. Durante um café da manhã no Palácio da Alvorada, os gestores deram continuidade à maratona em prol do fim de guerra fiscal.

Eles entregaram à presidente da República uma proposta conjunta de reforma tributária, cujo eixo central é criação de um sistema de compensação que garanta a permanência dos investimentos nos estados das duas regiões após o fim das reduções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).Atualmente, bens produzidos no Nordeste, Norte e Centro-Oeste pagam 12% do imposto nos seus estados de origem e outros 5% no destino.

Já as mercadorias fabricadas nas regiões Sul e Sudeste (com exceção do Espírito Santo) pagam 7% nas fronteiras dos seus estados e mais 10% ao entrar em outras unidades federativas. A sugestão dos 16 governadores participantes é a de que 100% do imposto seja recolhido pelo estado que recebe a mercadoria.

“O importante é que o clima reinante é de entendimento; buscamos o consenso para chegarmos a uma solução que seja benéfica para os estados do Norte e do Nordeste, bem como para toda a União”, disse o governador Jaques Wagner. Ele defende o fim da guerra fiscal, mas ressalta que as medidas não devem pôr em xeque a sustentabilidade dos estados mais pobres.

A Carta de Brasília foi elaborada pelos governantes com base na Carta de Fortaleza, redigida pelos próprios na última sexta-feira (10), na capital cearense.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário