quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

São Fco do Conde: Com maior PIB do Brasil, cidade sofre com desemprego

A realidade de São Francisco do Conde não faz justiça ao dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o município.

Ele ocupa o topo do ranking do PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes) em 2009, com um valor de R$ 360 mil por morador. Entretanto, na cidade faltam empregos, saneamento básico e leito de UTI.

A cidade tem pouco mais de 33 mil moradores e ganhou destaque no ranking do PIB das cidades brasileiras por ter instalada em seu território a refinaria Landulpho Alves, a segunda maior em capacidade instalada de refino do país. O PIB total em 2009, em valores correntes, foi de R$ 11.437.501,10, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13).

Desemprego

De acordo com o secretário da Fazenda do município, Marivaldo Cruz do Amaral, o problema deve-se a ausência de formação técnica da população. "Hoje temos enfrentado este desafio dando cursos técnicos e qualificando jovens e adultos para o mundo do trabalho. Nossa arrecadação é baseada no ICMS de 63 %, ISS de 20% e Royalties de 8 % (em média).

"Talvez por conta da dificuldade em criar novos postos de trabalho tenha surgido a necessidade de o município tentar abraçar o maior número de funcionários possíveis e já ter passado dos 13 mil funcionários públicos em anos passados”, diz Amaral. Hoje, segundo o secretário, São Francisco do Conde possui 7 mil funcionários públicos, sendo 4.147 contratados ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Mais cedo, o IBGE divulgou os dados sobre o PIB dos municípios em 2009. Segundo o levantamento, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ganharam participação no PIB nacional. As três cidades, mais Belo Horizonte e Curitiba, sozinhas, concentravam 25% de toda a riqueza produzida no país naquele ano.

Educação e Saúde

De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, São Francisco do Conde tem um índice de analfabetismo de 10%, próximo da média do país, que é de 9,7%. De acordo com as informações da prefeitura, o município possui 54 escolas de ensino fundamental, e todas as crianças em idade escolar estão matriculadas na rede de ensino.

Na saúde, a cidade conta com um hospital municipal, com a maior parte do financiamento oriundo da prefeitura e 13 unidades do Programa de Saúde Familiar (PSF), sustentado também com a maior parte da renda da prefeitura, segundo a prestação de contas apresentada pelo município.

Fonte. Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário