terça-feira, 10 de agosto de 2010

Governo alerta sobre entrada da dengue do tipo 4 no Brasil

O Ministério da Saúde alertou todas as secretarias estaduais da Saúde do País sobre fortes evidências do retorno do vírus da dengue do tipo 4 ao Brasil.


Segundo o alerta, feito na sexta-feira, o retorno aumenta o risco de epidemias e casos graves da doença, em razão de a maioria da população nunca ter entrado em contato com o vírus. Além das secretarias estaduais, o governo federal informou também a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as suspeitas.

As amostras positivas em testes iniciais foram colhidas de quatro pacientes de Boa Vista (RR), onde o vírus do tipo 4 foi isolado pela primeira vez no fim de 1981. O primeiro caso suspeito foi notificado no dia 30 de julho. Os pacientes, que se curaram sem necessidade de internação, não viajaram para outros países, o que evidencia que os casos seriam autóctones, ou seja, adquiridos na capital de Roraima.

Na última quinta-feira, o Instituto Evandro Chagas (IEC) de Belém (PA) informou que, além do primeiro caso, outros três exames tinham resultados iniciais positivos para o vírus. A principal preocupação é com o risco de o sorotipo se espalhar para outros Estados. Outras 16 amostras aguardam avaliação no IEC.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário