segunda-feira, 11 de abril de 2011

Consumo de álcool na gestação traz riscos para o bebê

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação aumenta os riscos de o bebê nascer prematuro, alerta um estudo irlandês publicado no periódico especializado BMC Pregnancy and Childbirth.

Ainda segundo a pesquisa, mães que ingerem álcool durante a gravidez têm mais chances de sofrer aborto espontâneo ou dar à luz bebês muito abaixo do peso ideial. O risco de que a criança morra poucos dias após o parto também é maior em casos de mulheres que bebem durante a gravidez.

O estudo informa que a saúde do feto é colocada em risco mesmo com a ingestão de quantidades relativamente baixas de bebiba pela mãe - o equivalente a uma taça pequena de vinho por dia. Os pesquisadores de Dublin analisaram dados de mais de 60.000 mulheres, todas grávidas de 10 a 12 semanas. Após serem questionadas sobre o seu consumo de álcool, as gestantes forneceram aos cientistas informações sobre seus hábitos cotidianos em casa e no trabalho. Os dados foram, mais tarde, comparados aos registros de nascimento das crianças e com as anotações feitas pelos médicos responsáveis pelo parto.

A maioria das mães - 71% - relatou aos pesquisadores que bebia ocasionalmente (até cinco unidades por semana). Outras 1.000 mulheres afirmaram beber sem moderação - o equivalente a mais de 20 unidades de bebida por semana. Nesse grupo, foram detectados problemas como parto prematuro e doenças relacionadas ao consumo do álcool nos filhos já em idade adulta. “Esse estudo reforça a necessidade de uma melhor detecção do consumo de álcool durante a gestação, além de uma intervenção médica mais precoce, a fim de minimizar os riscos para o feto. Acredito que mesmo para a liberação do consumo mínimo de álcool novos estudos precisam ser feitos para garantir que não há riscos”, diz Deirdre Murphy, uma das médicas responsáveis pelo estudo.

Fonte. Revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário