terça-feira, 5 de julho de 2011

Polícia estoura cativeiro e resgata 111 pássaros silvestres em Muritiba

Nesta segunda-feria (4) a 27ª CIPM estourou um cativeiro e resgatou 111 pássaros silvestres em poder de João Alves Machado, o "João de André", de 64 anos, no povoado de Pindobeira, distrito de Muritiba, na estrada do Areal.

Alguns animais estavam engaiolados ao redor da casa, outros encontravam-se em 2 quartos fechados, onde eram mantidos no escuro para "amansar". A comida estava apodrecida, a água com limo e as gaiolas cobertas de fezes. Entre os pássaros, tinham as espécies: caboclinho, azulão, cardeal, canário da terra, sabiá, e outros.

A Policia Militar chegou ao local através de uma denúncia anônima recebida pelaambientalista Telma Lobão, que participou das operações. No local também foram encontrados 49 arapucas, utilizadas para capturar pássaros e 18 ninhos, que o acusado roubava das matas próximas.

Segundo testemunhas contaram, ele agia esperando o filhote nascer, prendia-o na gaiola e pelo lado de fora os pais o alimentava. Depois ele capturava os pais. Segundo a vizinhança, carros com placas de vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte eram vistos pela população no local.

Também foram apreendidos canários belga e periquitos que eram utilizados para preencherem as transportadoras na parte da frente, sendo que na parte de traz estavam escondidos os pássaros silvestres.

Numa outra operação realizada na feira livre de Geolândia apenas um sabiá foi apreendido. Segundo a população a feira de animais costuma acontecer cedo, recebendo gente de toda a região, e a policia "chegou muito tarde".

Mas, ao retornar pela estrada de chão que dá acesso a Cabaceiras, 27 pássaros silvestres foram apreendidos em poder de Antonio Caldas Ferreira, 62 anos, o "Tonhe do Porco", e 15 alçapões. Entre eles estavam sabiá e canário da terra. Segundo relatos de conhecidos, seus pássaros valiam de 1 a 3 mil reais e seu "prejuizo" teria sido de 7 mil reais.

Segundo a ambientalista Telma Lobão todos os animais silvestres foram devolvidos anatureza em área preservada.

Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário