terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comissão do Senado analisa proposta de transferir feriados para sextas-feiras


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado discute nesta semana um projeto (PLC 108/09) que transfere automaticamente para as sextas-feiras os feriados nacionais que caírem em outros dias úteis. No entanto, são feitas algumas exceções: os feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal) continuam a ser comemorados nas datas tradicionais. Aqueles que caíram no sábado ou no domingo também não seriam transferidos para a sexta-feira.

O relator na CE, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), acrescenta entre as exceções os feriados de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil) e de Corpus Christi (cuja data é variável, mas sempre cai numa quinta-feira).

Para o autor do projeto, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), os feriados no meio da semana trazem prejuízos econômicos ao Brasil. “O país literalmente para nas semanas em que se celebra, por exemplo, o dia de carnaval, o da nossa Padroeira, o do Trabalhador, o de Finados, o da Proclamação (da República) etc.”, argumentou Castro, como justificativa ao projeto apresentado em 2003.

Fonte. Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário