quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Exploração sexual na Bahia cresce: 899 casos este ano.

Surgem na Bahia, diariamente, cinco novos casos de exploração sexual infanto-juvenil. Os dados constam nos registros do Disque 100, serviço de denúncia, que ainda revela que crianças e adolescentes do sexo feminino são mais violentados.

O agressor, na maioria dos casos, é pessoa próxima à família, muitas vezes até um parente.Para combater o crime, o Ministério Público já começou a se reunir com diversos segmentos, principalmente da rede hoteleira, a fim de iniciar uma campanha, onde todos os setores ligados ao turismo têm o dever de propagar o compromisso com a causa.

O quadro de registros do Disque 100 concedido pelo Cedeca revela que até julho deste ano ocorreram 806 casos, desses mais de 80% são de meninas com idade entre 12 e 17 anos. Ainda nos registros do serviço de denúncia é revelado também um grande índice de maus-tratos sofrida pelos menores. Até o dia 12 de agosto, um total de 899 denúncias, sendo 304 de Salvador e 595 do interior.

Para discutir o assunto, disseminar estratégias voltadas para a proteção de meninos e meninas, chamar atenção da população e de atores do Sistema de Garantia do Trade Turístico, acontece hoje encontro do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Bahia.

O seminário, promovido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), denomina-se "Construindo Estratégias contra a Exploração Sexual no Setor Turístico" e será realizado no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza.

Para o coordenador do Cedeca, Waldemar Oliveira, os casos aumentam no período de alta estação, quando a Bahia recebe milhares de turistas. Mas, infelizmente, muita gente deixa de denunciar por entender que a investigação não vai adiante.((Maria Rocha, Tribuna da Bahia)

Fonte: Acontece Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário