segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tumultos e tentativas de compra de votos marcam o domingo no interior

Vários acontecimentos durante as Eleições 2010 em todo o interior da Bahia. Compra de votos, propagandas irregulares, boca de urna e outros casos. Leia.

Eunápolis
A manhã deste domingo, 3, em Eunápolis, a 643 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, foi marcada por flagras de boca de urna, propaganda irregular e um princípio de confusão por causa de uma eleitora que teria confundido os números dos candidatos dela.

Na Escola Municipal Nilza Barbosa, no bairro Pequi, onde 3.081 eleitores estão aptos a votar, uma mulher provocou tumulto ao confundir os números dos candidatos. Ela queria votar no peemedebista Geddel Vieira Lima para deputado estadual, sendo que ele é candidato a governador. Ao digitar um número que ela achou que fosse de Geddel, viu a foto de uma candidata diferente na urna e saiu dizendo que a urna estava fraudada, gerando um tumulto.
"Fomos lá com outros fiscais e conferimos que a cola dela é que estava errada. Depois ainda fizemos o teste para ver se os números estavam batendo com os candidatos. Foi uma pequena confusão que houve, mas está controlado", explicou o coordenador das oito seções instaladas no Nilza Barbosa, Fernando Sampaio. Além das 207 urnas (uma por seção), ainda há em Eunápolis mais 32 urnas, caso alguma dê problema.
O ATARDE flagrou também nesta manhã de domingo propagandas irregulares de dois candidatos a deputado estadual e um a federal. Ambas estavam em cavaletes. No canteiro da BR-101, Almir Neto (PMDB), e no bairro Pequi, atrás da feirinha, na porta de um bar estava a propaganda dos candidatos Jânio Natal (PRP), que tenta um lugar na Câmara Federal, e Cláudia Oliveira (PTdoB), pleiteante a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
Buerarema
A Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de R$ 30 mil que seriam destinados à compra de votos em Buerarema, município do sul da Bahia.
A apreensão ocorreu na casa de um eleitor, onde foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
Segundo a delegada Denise Dias, chefe da PF em Ilhéus, foram encontrados no local armas e um caderno de anotações com os nomes das pessoas que receberiam o dinheiro. Um acusado foi preso em flagrante e está sendo encaminhado para a sede da PF em Ilhéus.
Apenas três urnas foram substituídas em Feira
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o começo da tarde deste domingo (3), 1.141 urnas eletrônicas foram substituídas em todo Brasil, de um total de 400 mil.
O estado onde houve o maior número de substituições foi o Rio de Janeiro com 161 urnas. Na Bahia, terceiro maior colégio eleitoral do país, foram substituídos 82 equipamentos. Em Feira de Santana, segundo o chefe da 157ª Zona Eleitoral, Danilo Pereira, apenas três urnas apresentaram problemas.
No Oeste, em Luís Eduardo
A PM prendeu hoje na cidade três indivíduos que estavam fazendo a distribuição de produtos de campanha.
Houve algumas prisões durante o processo de votação. Um indivíduo foi preso, por volta de 09h00, fazendo boca de urna no Colégio Municipal Amélio Gato, no Bairro Santa Cruz. Houve algumas confusões envolvendo candidatos, correligionários em alguns pontos de votação na cidade. Mas tudo dentro do aceitável.
Vitória da Conquista
Uma mulher foi detida por policiais militares em Vitória da Conquista, por volta das 16 horas deste domingo (3), acusada de fazer boca de urna, prática que é considerada ilegal, nas proximidades da Escola Municipal Licia Pedral no Bairro Alto Maron. De acordo um policial uma segunda pessoa conseguiu fugir, mas foi identificada. A mulher foi conduzida a Policia Judiciária. O nome do candidato da qual a mulher seria cabo eleitoral não foi informado.
Itamaraju
O delegado Gean Nascimento, titular da Polícia Civil de Itamaraju, informou às 15h40 deste domingo (03) que 11 pessoas foram detidas fazendo boca de urna, além de uma que foi presa por embriaguez. Essas pessoas permanecem detidas na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL) até decisão posterior da Justiça Eleitoral
Fátima
A Polícia Federal deteve o prefeito e o vice-prefeito do município Fátima, a 358 km de Salvador, por suspeita de envolvimento em compra de votos no município, por volta das 12h deste domingo (03).
A cidade tem 20 mil habitantes. Segundo o delegado da PF Wal Goulart, José Idelfonso Borges (PSB) e seu vice Florival Nunes Santana (PSB) foram presos em flagrantes ao negociar a compra de votos em troca de combustível.
Itabuna
A Polícia Militar e Civil realizaram trabalhos de combate a famosa “boca de urna” nos principais colégios eleitorais de Itabuna. Cerca de 20 pessoas já foram conduzidas para o Complexo Policial, um carro de som foi apreendido e milhares de panfletos foram recolhidos. Além de algumas placas de candidatos que foram retiradas.
Finte: Interior da bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário