quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os perigos da Automedicação

Atenção mamães e papais! É normal ficar preocupado quando seu filho tem febre, dores, vômitos, diarréia ou sente algum desconforto. Mas é preciso ter muita calma e procurar um profissional de saúde.

Nunca medicar por conta própria. A automedicação é perigosa. Os papais e mamães podem oferecer o remédio errado e comprometer a saúde do filho!

Nenhum medicamento, mesmo o mais comum, pode ser tomado pelas crianças sem indicação médica. Até mesmo osremédios naturais podem provocar efeitos colaterais e só devem ser usados quando o médico mandar. Vejam outros exemplos:

Xarope: Não se deve oferecer xarope a criança sem antes saber as razões da tosse. A tosse pode ser causada por infecção viral, bacteriana, alergia, ou até uma doença mais grave nas vias respiratórias. O uso do xarope sem a indicação de um médico pode mascarar os sintomas.

Antibiótico: Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceunormas para o uso do antibiótico.
Ele não pode mais ser vendido sem receita médica. O uso indiscriminado do antibiótico, sem indicação e acompanhamento médicopode causar graves danos à saúde. É preciso observar a dosagem correta e o horário da ingestão de cada dose para evitar que o organismo fique resistente ao medicamento e, quando for realmente necessário, o uso de antibióticos não produza efeito.

Analgésicos: Também exigem indicação médica. Alguns tipos de analgésicos estão proibidos para algumas doenças, como a dengue, por exemplo. Outros podem provocar problemas de estômago ou alergias.

Colírio: Sem indicação médica, a única coisa que se deve passar nos olhos é água limpa. Os colírios podem mascarar ou acelerar os sintomas de doenças como glaucoma e até prejudicar a visão.

Fonte. Rede de mobilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário