quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vereador diz que prefeitura jogou medicamentos no lixo em Ourolândia

Medicamentos jogados no lixão teriam sido despejados pela prefeitura municipal.

O vereador Neto de Lidinho denunciou que, na manhã desta quarta-feira (17), foi informado, através de ligação anônima, que medicamentos estavam sendo enterrados num lixão da cidade.
Segundo o vereador, ao chegar ao local, acompanhado por algumas pessoas, constatou que uma grande quantidade de medicamentos havia sido jogada no lixo.

“É um verdadeiro crime contra a saúde de Ourolândia. Uma caçamba, completamente lotada, estava descarregando medicamentos vencidos, que eram enterrados por uma retro cavadeira da prefeitura”, denuncia o vereador. (As informações foram passadas pelo vereador ao Notícia Livre. Veja a nota oficial:)

Prefeitura divulga nota:
Informamos-lhes, que a medicação retirada da Maternidade Sinhá Dona na manhã do dia 17/11/2010, enviada para descarte no lixão, estava com validade expirada, tendo em vista, que no ano de 2009 a Assistência Farmacêutica deste município recebeu toda diferença em medicamentos relativa ao não repasse da contra partida dos medicamentos pelo Estado referente aos anos 2000-2004 dos medicamentos, e alguns destes vieram com prazo de validade já próximo ao vencimento, estes não foram doados porque os outros municípios também enfrentam o mesmo problema.


Como alguns desses medicamentos estavam nas Unidades de PSF, foi realizado uma supervisão e a medida que se encontrava alguns medicamentos vencidos, estes eram levados para serem armazenados temporariamente na Unidade Sinhá Dona, porque no momento era o único lugar que tinha espaço para guardar, esperando que a Vigilância Sanitária, desse o parecer para o descarte de acordo a Resolução ANVISA vigente indicando o local e o transporte adequado.


Fonte. Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário