quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Remanso - Estudante de Medicina seria um dos pivôs do vazamento do Enem

Eduardo Ferreira Affonso Júnior, de 21 anos, não esconde o nervosismo. Chora muito, gesticula rapidamente, diz não ter conseguido dormir desde segunda-feira.

Apontado por professores e colegas como o responsável pelo vazamento do tema da redação do Enem em Petrolina (PE), onde estuda para Medicina, o jovem de Remanso (BA) nega ter sido o pivô da revelação, que pode causar a anulação do exame.

"Estava chegando ao local da prova, por volta das 11h15, quando ouvi um grupinho conversando que o tema da redação tinha vazado em São Raimundo Nonato (PI) e que seria algo sobre trabalho e escravidão", contou o estudante. "Tudo o que fiz foi ir a um professor perguntar sobre o tema, caso fosse verdade. Não tenho nada com isso."

O relato dele contrasta com os de professores e colegas. "Ele contou a um de nossos professores que tinha recebido um telefonema de um amigo do Piauí dizendo que o tema seria esse", disse a diretora do Colégio Geo, Simone Campos. "Acho que não é coincidência, não foi um tema tão debatido este ano nas aulas."

Denis Rodrigues de Sá, colega de Affonso Júnior, afirma ter presenciado a conversa dele com os professores, antes do início da prova. "Ele falou com muita convicção, como se soubesse mesmo o tema", lembra. "Nem foi discreto, foi na frente de todo mundo. Tanto que, rapidinho, formou uma multidão ali."

Segundo Nara Moura, de 19, que se diz amiga do jovem, o telefonema entre uma pessoa - seria uma mulher - em São Raimundo Nonato e o colega existiu. "Não sei por que ele agora fala que não partiu dele", alega.
O estudante apontado como pivô do caso ainda não foi ouvido. "Queria ir logo à Polícia Federal para esclarecer essas coisas", diz Affonso Júnior. "Minha família e a família da minha namorada já estão me acusando de um monte de coisas. Minha namorada brigou comigo. Tudo por causa dessa confusão."

"Não tenho nada com isso. Na hora de fazer a prova, vi que a informação era verdade, fiquei nervoso e desanimei. Pensei: por que fazer a prova se ela vazou e vou ter de fazer de novo?"
Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário