quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde é preocupação nacional segundo “Carta de um brasileiro”

Pesquisa do IBOPE Inteligência desenvolvida para o movimento popular perguntou à população o que pediria ao futuro presidente A pedido do movimento “Carta de um brasileiro”, o IBOPE Inteligência perguntou a 2002 pessoas de 140 municípios do Brasil:

“Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas cinco minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”. As respostas destacam saúde e emprego como prioridade nacional.

O levantamento, que ouviu maiores de 16 anos, de todas as classes sociais, entre 15 e 18 de outubro revela que 56% dos entrevistados pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, com mais hospitais e postos de atendimento, um aumento no número de médicos e de equipamentos nos hospitais, e a redução das filas e tempo de espera, além de mencionarem uma melhoria no treinamento de funcionários para um atendimento mais cordial.

Já emprego fica em primeiro lugar das menções espontâneas num total de 36% dos votos, o que segundo o professor Backer Fernandes Ribeiro, idealizador do movimento “Carta de um brasileiro”, levanta uma questão importante: “a taxa de desemprego é a mais baixa quando comparada com a série histórica, algo em torno de 7 a 8%. Isso indica que o problema não está em encontrar emprego, mas sim na qualificação do trabalhador, já que o Brasil está precisando e tem importado mão-de-obra qualificada”.

Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, acrescenta que o resultado indica, uma preocupação nacional com a manutenção do emprego, atingindo todas as regiões, classes sociais, níveis de escolaridade e renda. “Há uma insegurança em relação ao futuro, e não é somente com a oferta de emprego, mas também com a segurança da empregabilidade em termos duradouros, incluindo perspectivas de carreira”, explica.
São citados também a melhora na educação e a garantia de segurança, que aparece com 41% do total de menções, mas segundo Laure são “pedidos” mais lineares, ou seja, importante para todos, de forma mais homogênea.

Além da pesquisa, disponível na íntegra pelo site http://www.cartadeumbrasileiro.com.br/, os cidadãos brasileiros podem fazer seus pedidos para a presidente eleita tanto em mãos por onde a equipe de “Carta de um brasileiro” passar, quanto virtualmente pelo site do movimento.
O movimento "Carta de um brasileiro" partiu no último domingo (21 de novembro) de São Paulo em caminhada rumo a Brasília, para entregar no dia 1º de janeiro, na posse de Dilma Rousseff, o documento com as principais reivindicações da população brasileira.

Mais informações sobre "Carta de um brasileiro" estão disponíveis no site

http://www.cartadeumbrasileiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário