segunda-feira, 19 de abril de 2010

AGENCIA SAUDE - Em dez dias, Brasil mais que dobra número de pessoas vacinadas contra gripe H1N1


Em dez dias, Brasil mais que dobra número de pessoas vacinadas contra gripe H1N1Mais de 28 milhões de pessoas já foram imunizadas. Cobertura em grávidas, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos ainda está abaixo da expectativa.


Balanço mais recente do Ministério da Saúde indica que, em uma semana, o número de pessoas vacinadas contra a gripe pandêmica mais que dobrou em todo o país. Até as 9h desta segunda-feira, 28,3 milhões de pessoas haviam se imunizado contra a doença.


No dia 9 de abril, 12,9 milhões de brasileiros haviam tomado a vacina. Em relação aos públicos convocados para as três primeiras etapas de vacinação, a cobertura saltou de 22,1% para 47,5%.O Ministério da Saúde atribui esse crescimento ao sucesso do “Dia D” de vacinação contra a nova gripe, realizado no sábado, 10 de abril.


O evento foi promovido em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Naquele dia, 36 mil postos de vacinação abriram as portas para atender gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos de 20 a 29 anos.


As pessoas desses grupos que ainda não tomaram a vacina têm até a próxima sexta-feira, 23 de abril, para se imunizarem. Na última semana, o país atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% das crianças de 6 meses a 2 anos. Até as 9h de hoje, a cobertura de vacinação, nesse grupo, estava em 86%. Entre os trabalhadores de serviços de saúde, a meta já foi superada, sendo vacinados 100% da população alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário