sexta-feira, 30 de abril de 2010

Veracel diz que MST intensificou derrubada de eucaliptos em fazenda invadida


O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) intensificou ontem a derrubada de eucaliptos em uma fazenda da produtora de celulose Veracel, invadida por um grupo de 550 famílias desde a semana passada, em Eunápolis (BA). A área atingida chega a 20 dos 4.700 hectares da fazenda.


A reintegração de posse já foi expedida pela Justiça, mas o MST afirma que só deixará o local após negociações com a Veracel, Polícia Militar e representantes do governo baiano e do Poder Judiciário. É a terceira invasão da mesma fazenda em menos de um ano.


Em nota, a empresa afirmou que o movimento passou a derrubar árvores maiores para venda clandestina da madeira. O coordenador do MST na região, Edcarlos da Silva, diz que a informação é "mentira".


"A empresa quer desmoralizar a luta pela reforma agrária com informações falsas", disse. De acordo com ele, os cortes só atingem árvores menores, sem valor de venda, com o objetivo de plantar alimentos como feijão e milho.


Ainda segundo ele, as derrubadas foram intensificadas porque o número de famílias invasoras passou de 400 para 550, desde o início da ação.


A invasão faz parte da onda de protestos chamada "abril vermelho", realizada todos os anos para lembrar a morte de sem-terra em Eldorado do Carajás (PA), em 1996. Neste ano na Bahia, 17 fazendas foram invadidas.


Em Salvador, mais de 5.000 integrantes do MST estão acampados desde terça-feira (27) em frente à Secretaria da Agricultura da Bahia. Ontem à noite, eles participaram de negociações com representantes da pasta e devem deixar o local ainda nesta sexta-feira.


Representantes do grupo foram recebidos nesta manhã pelo governador da Bahia, Jaques


Wagner (PT), para formalizar os acordos firmados ontem.


Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário