terça-feira, 27 de abril de 2010

Governo fortalece o Produzir para combater pobreza


A iniciativa é do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, considerado modelo de referência para outros países do mundo e com abrangência em 407 municípios, que está trabalhando intensamente para ampliar as suas estratégias de atuação.


Centenas de comunidades rurais baianas vão ganhar mais força e agilidade na execução de projetos de combate à pobreza, desenvolvidos pelo governo estadual.


Com esse objetivo, equipes de Salvador e de 17 escritórios regionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), se reuniram no auditório da Funasa, no município de Serrinha, para aperfeiçoar o Manual de Operações do Produzir (MOP).


O encontro, que teve a presença da coordenadora do setor de Capacitação da empresa, Cristina Franca, do subcoordenador de Acompanhamento e Avaliação do Produzir, João Sena, do coordenador de Informática, Norbert Siering, e de dois consultores dos municípios de Euclides da Cunha e Serrinha, trará como resultado sugestões de alterações do MOP para serem aprovadas pelo Banco Mundial (Bird).


Processos de gestão - Segundo Cristina Franca, essas alterações são extremamente importantes, não só para agilizar a execução dos subprojetos como para fortalecer as organizações comunitárias e os processos de gestão. “Estamos realmente nos capacitando e trabalhando de forma participativa, reconstruindo o MOP em cima das nossas próprias práticas de trabalho”, disse.


No encontro, os técnicos também tiveram a oportunidade de trocar experiências, esclarecer e apresentar dificuldades específicas relacionadas ao setor de Informática.
Entre os diversos assuntos discutidos, destaque para os aspectos referentes às sugestões para a atualização e aperfeiçoamento do MOP, a reestruturação dos conselhos municipais, as práticas dos processos de avaliação de demandas, supervisão, medição, capacitação e organização comunitária, entre outros.


Convênios beneficiaram 17,7 mil
Somente em 2009, 167 novos convênios foram firmados por meio do Programa Produzir, beneficiando 17,7 mil famílias, moradoras de comunidades pobres em 113 municípios baianos. Os projetos executados pela CAR envolveram ações nas áreas de saúde, saneamento, geração de renda e de infraestrutura, como a construção de cisternas e de sistemas de abastecimento de água, totalizando um investimento da ordem de R$ 22 milhões.


Também foram concluídos 250 projetos (incluindo de exercícios anteriores), atendendo 22,9 mil famílias em 147 municípios. No total, ocorreram 97 eventos de capacitação, com 55 organizações e 2,1 mil produtores treinados. Estão em execução 733 projetos.


Fonte. Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário