terça-feira, 27 de abril de 2010

Bahia ganha unidade de referência para tratamento de doenças do fígado


A Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia Professor Gilberto Rebouças, centro de excelência para o tratamento de doenças do fígado, foi inaugurada no Hospital das Clínicas, nesta segunda-feira (26).


O governador Jaques Wagner, o secretário da Saúde, Jorge Solla e o reitor da Universidade Federal da Bahia (ufba), Naomar de Almeida Filho, participaram da solenidade.Na oportunidade, foi assinado o contrato para financiamento de serviços de hepatologia e onco-hematologia para transplantes de medula óssea e abertura do serviço de hepatologia do hospital. Foram investidos R$ 4,2 milhões para um período de seis meses, que vão ampliar o serviço de média e alta complexidade, diagnóstico e terapêutico, beneficiando os pacientes do SUS.


O centro vai proporcionar atendimento ambulatorial e uma enfermaria para internação de casos de alta complexidade, como transplante de fígado. Os recursos viabilizados de mais de R$ 2 milhões em reforma e aquisição de materiais e equipamentos permitiram que fossem inaugurados 22 leitos, sendo seis destinados para internação semi-intensiva de pacientes com doenças hepáticas graves ou pós-operatórios de cirurgias hepáticas.


Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário