sexta-feira, 21 de maio de 2010

AGRICULTORES FAMILIARES PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO NA CHAPADA


O IPB - Instituto de Permacultura da Bahia, através do projeto Umbuzeiro - Escola Sustentável do Semiárido, realizará seu III Encontro Geral, que terá como tema central a Permacultura, com ênfase na bioconstrução. O evento acontece entre os dias 22 e 28 de maio na comunidade Brumadinho, município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina (BA). Participarão do evento cerca de 40 agricultores familiares, a maioria educandos da Escola Umbuzeiro, de sete municípios da região de Jacobina/Bahia.

Entre as atividades práticas que serão trabalhadas estão: a construção de bancos em superadobe (terra ensacada), pintura de paredes com tinta de terra, fabricação de tijolos de solo-cimento, construção e instalação de filtro para tratamento de águas cinzas (proveniente de cozinha, pias e chuveiros) visando sua reutilização ou infiltração no solo, construção de fogão a lenha econômico e visitas a casas-modelo. O objetivo é que os agricultores exercitem as técnicas e tenham idéias para bioconstruir em suas próprias propriedades e comunidades.

Nos dois últimos dias de encontro, o grupo se desloca para uma pousada na sede do município, para socializar as atividades comunitárias realizadas nas últimas semanas pelos educandos dentro do programa da Escola Umbuzeiro, avaliar as atividades e planejar os meses seguintes. Estes encontros gerais da Umbuzeiro acontecem a cada três meses e são momento de convívio e troca de experiências que têm cativado muito os educandos-agricultores participantes do projeto.

A Escola Umbuzeiro é patrocinada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
Para informação e contato, escreva ou ligue para Alan Guedes, coordenador geral da Escola Umbuzeiro. E-mail: alan@permacultura-bahia.org.br. Telefone: (71) 87276130.

Fonte: ASCOM Escola Umbuzeiro

Com Informações de Dirce Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário