sexta-feira, 14 de maio de 2010

Gripe H1N1: Apenas 48% das grávidas foram imunizadas na Bahia


Mais de 3,2 milhões de pessoas receberam a dose da vacina contra a Gripa A (Influenza H1N1) na Bahia até esta quinta-feira (13). No entanto, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta que apenas 48% das mulheres grávidas compareceram a um dos postos de vacinação para se imunizar contra a doença.

A preocupação das autoridades de saúde se deve ao fato das grávidas estarem entre os grupos mais vulneráveis à doença, pois uma em cada cinco mortes pela gripe H1N1 neste ano está relacionada às gestantes.

O secretário Jorge Solla ressalta que a vacina é segura. Mais de 300 milhões de pessoas receberam a imunização em todo o mundo sem relatos de efeitos adversos graves. Só no Brasil, mais de 52 milhões de doses foram administradas sem registro de reações fortes à vacina.

Além das gestantes, o outro grupo que precisa de reforço na Bahia é o de doentes crônicos. Do total estimado, apenas 38% (menores de 60 anos) procuraram os postos de vacinação. Já a vacinação entre os doentes crônicos com mais de 60 anos, alcançou o índice de 82%.

Fonte: Politica hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário