segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recordes nas safras... e nos riscos!

É bom saber que o país terá safra recorde em 2010. A notícia alvissareira vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujas projeções indicam que a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas chegará a 146,5 milhões de toneladas este ano.

Esta é a quarta estimativa da safra 2010 feita pelo IBGE, mas é a primeira vez que seus números sinalizam um recorde: o patamar máximo anterior da série foi registrado em 2008, quando a safra chegou a 145,9 milhões de toneladas, 0,4% a mais do que o esperado agora. Em 2009, a safra ficou em 133,9 milhões de toneladas – em relação a ela, a projeção atual aponta incremento de 9,4%.

Houve fatores climáticos que contribuíram para esse sucesso: chuvas nas áreas de maior produção, por exemplo. Vale notar, porém, que se esse ótimo desempenho for de fato alcançado – e tudo indica que será –, ele se dará muito mais pelo aumento da capacidade produtiva do agronegócio do que pela expansão das terras cultivadas: estamos falando em 47,3 milhões de hectares utilizados, apenas 0,1% a mais do que no ano anterior.

A produção de grãos no Brasil também comemora produção recorde. De acordo com o oitavo levantamento do ciclo 2009/10, feito pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), temos em nossas mãos a maior colheita da história: são 146,87 milhões de toneladas de grãos, 8,7% a mais do que na última safra. Com relação ao mês passado (146,31 milhões de toneladas), o desempenho é 0,4% maior.

Fonte: Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário