segunda-feira, 24 de maio de 2010

HÁ VAGAS. Faltam proficionais adequados


O Brasil é o segundo país onde os empregadores mais encontram dificuldades na hora de contratar, segundo um estudo divulgado pela Manpower, empresa líder mundial em recursos humanos. De acordo com o levantamento, dos quase mil entrevistados, 64% apontaram que faltam profissionais adequados para preencher as vagas disponíveis.

O país fica atrás somente do Japão, que registrou 76% das queixas. A consulta realizada em 35 mil empresas de 36 países informa que 31% dos pesquisados disseram ter problemas para contratar por falta de mão-de-obra apropriada, um ponto percentual acima do resultado de 2009.

A pesquisa, inédita no Brasil, também elaborou um ranking das profissões com maior incompatibilidade entre a qualificação disponível e o perfil demandado. Técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, principalmente os de nível médio, são os cargos com maior escassez de talentos. “O principal problema não é o número de candidatos, mas a incompatibilidade de talentos. Não há pessoas habilitadas para realizar as tarefas demandadas”, afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil.

Em entrevista a emissoras de rádio, o ministro do Trabalho Carlos Lupi aponta a falta de qualificação como o grande gargalo da geração de empregos no país e que atinge principalmente setores como a construção civil e os serviços. “No Brasil temos a cultura do diploma universitário, mas deixamos de lado os cursos técnicos e de aperfeiçoamento, que são os mais necessários agora. Falta uma política para cursos de qualificação e aperfeiçoamento de curto e médio prazos”, expõe.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário