quinta-feira, 15 de abril de 2010

Audiência Pública sobre o Porto Sul


Será realizada na quinta-feira, dia15 de abril, a partir das 18h, audiência pública sobre o processo delicenciamento do Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração Ltda(Bamin), parte integrante do Complexo Intermodal Porto Sul.
O Greenpeace acompanhará de perto a audiência, que deverá contar comrepresentantes da Bamin, do IBAMA, do governo do Estado da Bahia e domunicípio de Ilhéus. O intuito do Greenpeace é incentivar uma maiorparticipação da sociedade civil no licenciamento, apresentando maisinformações sobre o impacto da construção.
O Complexo Intermodal Porto Sul, que compreende porto, ferrovia, hidrovia,rodovia e aeroporto, tem como proposta ser construído em uma regiãodefinida pelo Ministério do Meio Ambiente como Área Prioritária para aConservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios daBiodiversidade Brasileira, com níveis alto e extremamente alto paraconservação. É também reconhecida como Reserva da Biosfera da MataAtlântica pela UNESCO.
A construção do Complexo traria forte impacto para a vida marinha localda região, já tão ameaçada por outros fatores como o aquecimento global,a pesca ilegal e a falta de fiscalização. Além dos impactos ambientais, oprojeto de uma nova zona portuária em Ilhéus tem conseqüênciaseconômicas e sociais para quem vive e trabalha na região, especialmente nosetor de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário